Finalmente!

Paraná Clube dá show de bola e goleia o ABC na segundona

Treze dias e treze jogos depois, o futebol paranaense ganhou um jogo. O Paraná Clube foi a Natal e venceu o ABC por 4×1, na primeira vitória de Fernando Diniz. O resultado alivia a pressão tricolor, fugindo das últimas posições da Série B.

Antes do jogo, Diniz pregava equilíbrio contra um adversário que, segundo ele, “deveria estar em uma posição melhor na tabela”. Por isso ele optou em manter Jean, Éder e Washington, sacando Rafael Costa para a entrada de Danielzinho. A opção era por mais velocidade, maior movimentação e contra-ataques mais eficientes. Era tanta movimentação que Rafael Carioca jogava totalmente solto, assim como Ricardinho.

Era um Paraná que tentava jogar mais, não estava apenas esperando o ABC chegar. Para um primeiro jogo, é claro que parecia tudo muito confuso, e por isso a equipe não se soltava toda no ataque. Mas a posse de bola era controlada pelo Tricolor, impedindo assim que os donos da casa chegassem com perigo.

Mas uma bobagem minou o bom início de jogo. Aos 22 minutos, Bismark ganhou a jogada e ia para a lateral do campo quando Luciano Castán o atropelou. Pênalti indiscutível, que nem foi contestado, e que Edno cobrou com categoria – e só não foi pra galera porque o jogo era realizado com portões fechados.

O rendimento tricolor caiu após sofrer o gol. A troca de passes persistia, mas os espaços entre a zaga que permitiam os passes para Henrique e Fernando Viana não existiam mais. Já o ABC aparecia com mais perigo e obrigava Marcos a trabalhar.

Virada

Diniz decidiu sacar Éder e colocar Rafael Costa. O Tricolor ganharia um articulador e que também poderia arriscar de média distância. E o empate começou num chute de Rafael – a bola espirrou na zaga e caiu no pé de Danielzinho, que deixou tudo igual. Aí o Paraná cresceu. E minutos depois do empate Rafael Costa deixou Henrique na cara do gol para virar a partida.

Em minutos o Tricolor saiu de derrotado para uma vitória categórica. Danielzinho lançou Ricardinho, que ganhou da defesa e fez o terceiro. E no final da partida Lucas Pará, com tranquilidade, resolveu a parada. Um triunfo com o dedo de Fernando Diniz, e com gosto de esperança.