Pra manter a escrita

Martelotte tenta repetir retrospecto dos últimos técnicos de estrear com vitória

O técnico Marcelo Martelotte, apesar de ter comandado apenas um treinamento, fará a sua estreia pelo Paraná Clube nesta sexta-feira (17), às 21h, diante do Luverdense, na Vila Capanema. O novo comandante do Tricolor, que foi apresentado na tarde de quinta-feira (16) à imprensa, vai tentar manter o bom retrospecto de estreias dos últimos treinadores do clube e, de quebra, fazer a equipe se aproximar de vez do G4 da Série B. 

Apesar do pouco tempo que teve para trabalhar, Martelotte espera que o Paraná consiga ter uma atuação melhor do que da última terça-feira, quando venceu o Goiás por 2×0, na Vila Capanema. “Até agora na Série B, o desvio do caminho foi o jogo do Náutico (derrota por 5×1). O time foi abaixo em termos de rendimento e muito abaixo em termos de resultado. Mas teve a vitória na terça, temos mais um jogo amanhã (hoje) e a gente espera novamente um bom resultado, mas com uma atuação melhor que a de terça. A partir daí, com mais tranquilidade e confiança, a tendência é de que o trabalho melhore, evolua e isso é fundamental”, declarou. 

O Paraná Clube teve quatro treinadores na última temporada. Luciano Gusso iniciou o ano de 2015 como técnico e, no seu primeiro jogo no comando do Tricolor, venceu o Prudentópolis por 3×1, na Vila Capanema, na largada do Campeonato Paranaense daquele ano. Mas a passagem não durou muito e Nedo Xavier foi contratado para a disputa da Série B do ano passado. 

O experiente treinador, então, a exemplo do seu antecessor, conseguiu estrear com vitória. Na estreia da Segunda Divisão, Nedo Xavier comandou o Tricolor na vitória sobre o Ceará por 1×0, também na Vila Capanema. Porém, a irregularidade da equipe custou o cargo do treinador, que foi substituído por Fernando Diniz. Este comandante, aliás, dos últimos técnicos do clube, foi o único que estreou com derrota. Aconteceu no revés sofrido para o Vitória por 1×0, na Vila Capanema. 

A irregularidade do Paraná na Série B continuou e, sobretudo a sua forma mais dura de lidar com os jogadores, custaram o cargo ao técnico Fernando Diniz. Porém, o Tricolor, praticamente livre do rebaixamento, decidiu permanecer com o técnico interino, Fernando Miguel, na reta final da Segunda Divisão. Na sua estreia, no interior de Santa Catarina, o time paranista empatou sem gols com o Criciúma. 

Neste ano, o técnico Claudinei Oliveira foi o escolhido para comandar o Tricolor. Sem grandes recursos no seu elenco, o time até fez uma boa campanha no Campeonato Paranaense, mas o treinador foi demitido depois da goleada sofrida para o Náutico, semana passada, fora de casa. A estreia de Oliveira, na sua segunda passagem pelo clube, empolgou e, na Vila Capanema, o Paraná goleou o J. Malucelli por 4×1 na largada do Campeonato Paranaense.