Comparativo

Início do Paraná na Série B é semelhante ao ano do acesso

Torcida do Paraná vem empurrando o time e últimos jogos recuperaram a sinergia entre as duas partes. Foto: Albari Rosa

Após duas vitórias consecutivas, o Paraná Clube encerrou esta primeira parta da Série B com um início positivo e bem semelhante ao de 2017, quando conquistou o acesso à primeira divisão. O time paranista, atualmente na sétima colocação com 13 pontos, está próximo do G4 do torneio. Já há dois anos, depois de oito rodadas, tinha somado 12 pontos, mas ocupava a oitava posição na classificação.

A exemplo deste ano, naquela edição o Tricolor também teve um início de trajetória irregular. Em oito partidas, conseguiu três vitórias, três empates e foi derrotado duas vezes. Foram apenas oito gols marcados nesse período e cinco sofridos.

+ Leia também: Tricolor entra na parada da Copa América com clima bem diferente

Outra semelhança com a campanha atual é que o Paraná conseguiu uma sequência de vitórias somente nas sétima e oitava rodadas. O time chegou com seis pontos conquistados em seis jogos. No entanto, conseguiu vencer o Náutico por 2×1, em Recife, e o Figueirense, por 1×0, na Vila Capanema, e encostou na parte de cima da classificação.

+ Mais na Tribuna: Jhonny Lucas volta a jogar pelo Paraná, mas segue na mira da Europa

Neste ano, o Tricolor, antes do clássico contra o Coritiba, no Couto Pereira, tinha apenas sete pontos e estava próximo da zona de rebaixamento. No entanto, as vitórias sobre Coxa e Operário alavancaram a campanha da equipe paranista, que está mais perto do G4 e vai um pouco mais tranquilo para a parada da Copa América.

+ Confira a classificação completa da Série B

Apesar desse início de altos e baixos em 2019, o Paraná Clube está tendo novamente aquela sinergia com o torcedor, que foi fundamental na campanha do acesso. Apesar de algumas cobranças mais excessivas antes do Paratiba, o Tricolor fez as pazes com seu torcedor. Diante do Operário, mesmo sem jogar bem e com algumas dificuldade, o time do técnico Matheus Costa teve o apoio incondicional das arquibancadas e garantiu a vitória já na reta final da partida.