enkontra.com
Fechar busca

Paraná Clube

Paraná Clube

Paraná Clube

Ainda dá!

Histórico mostra que é possível Paraná Clube escapar da degola

Desde que o Brasileirão é disputado por 20 clubes em pontos corridos, a partir de 2006, oito dos doze lanternas na quinta rodada permaneceram na elite

  • Por Ricardo Brejinski
Nos últimos doze anos, oito times somaram um ponto nos cinco primeiros jogos. Seis deles escaparam da degola, o que anima o Tricolor. Foto: Albari Rosa

Se depender do histórico do Campeonato Brasileiro, o Paraná Clube pode considerar sua situação na tabela não tão desconfortável. Apesar de ter somado apenas um ponto em cinco jogos disputados, o Tricolor pode se apegar aos números da competição para ver a fuga do rebaixamento como algo bem plausível.

Desde que o Brasileirão de pontos corridos passou a ser disputado por 20 times, em apenas cinco, das 12 edições realizadas, o lanterna da quinta rodada acabou caindo para a Série B do ano seguinte: América-RN, em 2007, Avaí, em 2011, Ponte Preta, em 2013, Joinville, em 2015, e América-MG, em 2016. E desses cinco, somente Avaí e Joinville tinham conquistado um ponto nos primeiros cinco jogos.

Aliás, dos outros sete que escaparam da degola, seis deles tinham a mesma pontuação que o Paraná Clube a esta altura do Campeonato Brasileiro: Palmeiras, em 2006, Fluminense, em 2008, Atlético, em 2009, Atlético-GO, em 2010, Corinthians, em 2012, e Vitória, em 2017.

A grande maioria, é verdade, lutou para permanecer na elite até as últimas rodadas, mas o caso mais emblemático foi o do Corinthians, que terminou na sexta posição, com 57 pontos.

Ou seja, pelo retrospecto da competição, a situação do Tricolor não é tão complicada quanto parece. O problema maior é quando se olha para a classificação atual. O time paranista já está quatro pontos atrás do Internacional, que é o primeiro fora da zona de rebaixamento. Com isso, mesmo que vença o Grêmio, domingo (20), na Vila Capanema, o Paraná Clube continuará entre os quatro últimos, que é o que mais preocupa.

Confira a tabela completa do Brasileirão!

A reação precisa vir o quanto antes, para evitar que essa desvantagem em relação aos adversários seja ainda maior. Ainda mais se, de fato, se apegar à história. Dos 12 lanternas da quinta rodada, apenas quatro não venceram na sexta partida: Atlético-GO (2010), Avaí (2011), Chapecoense (2014) e Joinville (2015), sendo que dois deles acabaram rebaixado, Avaí e JEC, enquanto a Chape já tinha somado dois pontos até então.

Dados que, se efetivamente, não interferem no desempenho em campo, ao menos serve como um fator de motivação extra para os paranistas neste início tão complicado.

Veja o desempenho dos lanternas no Brasileirão:

Ano Clube Pontos na quinta rodada Terminou em que posição
2006 Palmeiras 1 16º (44 pontos)
2007 América-RN 3 20º (17 pontos) – rebaixado
2008 Fluminense 1 14º (45 pontos)
2009 Atlético 1 14º (48 pontos)
2010 Atlético-GO 1 16º (42 pontos)
2011 Avaí 1 20º (31) – rebaixado
2012 Corinthians 1 6º (57 pontos)
2013 Ponte Preta 3 19º (37 pontos) – rebaixado
2014 Chapecoense 2 15º (43 pontos)
2015 Joinville 1 20º (31 pontos) – rebaixado
2016 América-MG 2 20º (28 pontos) – rebaixado
2017 Vitória 1 16º (43 pontos)

 

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar
300

27 Comentários em "Histórico mostra que é possível Paraná Clube escapar da degola"


RAUL CWB
RAUL CWB
3 meses 1 dia atrás

SIM É POSSÍVEL. DESDE QUE O MICALE ACORDE E FECHE O TIME 3-5-2 OU 3-6-1. DENTRO E FORA DE CASA. QUANDO PERDE PERDE DE POUCO AS VEZES GANHA A MAIORIA EMPATA. TEM QUE JOGAR FECHADO MESMO EM CASA CONTRA EQUIPES FORTES.. SE INSISTIR NO 4-4-2 VAI CAIR PRA SERIE B

Cristiano
Cristiano
3 meses 1 dia atrás

Concordo com você… ultimamente ele vem jogando no 4-3-3, também acho se ele montar um 3-5-2 vai conseguir pontuar mais. Espero que contra o Grêmio ele usa um sistema mais defensivo apostando em contra ataques. Se querer jogar de igual pra igual pode contar mais uma goleada…

Furacão das Américas
Furacão das Américas
3 meses 1 dia atrás

já ta batendo o desespero.. estão apelando pra numerologia kkkk

ALEMÃO FURACÃO
ALEMÃO FURACÃO
3 meses 1 dia atrás

Acho que a lanterna pintadinha vai conseguir bater o recorde do América de natal. Nesse ritmo não chega aos 17 pontos. kkkk

José
José
3 meses 1 dia atrás

O que falta ao Paraná é um presidente como Mario Celso Petraglia, o maior e melhor presidente de clube de futebol do Brasil. Com sua competência levará o CAP a conquista da Libertadores e do Mundial de Clubes.

Cristiano
Cristiano
3 meses 1 dia atrás

o tal coroné gaga….. Pode ficar com voces!!!

Ronaldo Goltz
Ronaldo Goltz
3 meses 1 dia atrás

KKKKKKKKK boa a piada.

EL FUDIDÃO DE SEGUNDA DIVISÃO
EL FUDIDÃO DE SEGUNDA DIVISÃO
3 meses 1 dia atrás

jOSÉ, COMO CIDADÃO HONESTO QUE SOU, TE DIGO UMA COISA, CHEGA DE LADRÕES ROUBANDO COFRES PÚBLICOS.

Celso
Celso
3 meses 1 dia atrás

Eu não estou entendo essa preocupação exagerada, estamos no inicio do campeonato e só o Paraná é criticado? Veja o Atlético está fazendo uma campanha pífia, ganhou apenas da Chapecoense, o que esse time tem de melhor que o Paraná, um estádio? Esse ano o nosso time só tem que ficar na série A.

Fabiano Duarte
Fabiano Duarte
3 meses 2 dias atrás

Essa matéria foi para fazer um afago nos coloridos devido a sequência de matérias sinceras que estavam magoando os sofridos paranistas, semana que vem depois de perder para o Grêmio mais números do Micale kkkk

Tricolor Camisa 12
Tricolor Camisa 12
3 meses 1 dia atrás

Além de burro deve ser daltônico. Nosso time tem as 3 cores em todos uniformes, e vocês? Roxo, amarelo, branco, cinza, laranja… Quem é colorido? Quem não tem identidade? Qual time tem dono? Quem fica aplaudindo mesmo com o coronel cagando na cabeça?

Fabiano Duarte
Fabiano Duarte
3 meses 1 dia atrás

O parná grub é o time colorido do país, não chore galinha pintadinha, até dezembro temos muita zoação para fazer com vcs

Furacão das Américas
Furacão das Américas
3 meses 1 dia atrás

lanterninha pintadinha!! gosta tanto de recorde que vai bater mais um… o primeiro time rebaixado do campeonato!!

wpDiscuz

Últimas Notícias

Mais comentadas