Paraná pronto pra retomar o embalo

É hora de retomar o foco. Dentro de dez dias o Paraná Clube volta a campo pelo Brasileirão e o objetivo é recuperar o embalo da fase pré-Copa do Mundo. Depois de um início marcado por oscilações, o Tricolor conseguiu um ?sprint? final de três vitórias e subiu para a 7.ª colocação. Trabalhando por etapas, o técnico Caio Júnior estabeleceu metas para os próximos nove jogos, que marcam o término do 1º turno da competição. Este foi o tema principal da palestra que marcou o fim da terceira semana de intertemporada.

?Agora, o clima já é de campeonato. Na próxima semana faremos dois jogos importantíssimos, contra adversários diretos?, comentou Caio Júnior. Nessa ?nova largada? do Brasileiro, o Paraná encara Flamengo e Atlético.

Os dois rubro-negros estão atrás do Tricolor na tabela de classificação, mas a distância é muito pequena (um e dois pontos, respectivamente). ?Chegamos em uma posição relativamente confortável.

Mas, é preciso manter a mobilização?, frisou o treinador paranista.

A aposta do Paraná é na manutenção do time base, que só encorpou na reta final da fase anterior, quando atletas como Sandro, Maicosuel e Leonardo se recuperaram de lesões. Se a parada ?quebrou o ritmo? do time, serviu para o fortalecimento físico do grupo. Os efeitos da sobrecarga do início do ano eram visíveis. ?Não é fácil iniciar uma competição com apenas uma semana de treino, como ocorreu em janeiro. Agora, estamos recuperando aquele tempo?, confirmou o preparador físico Marcos Walczak.

A comissão técnica não chegou a citar os números que pretende obter nas próximas nove rodadas. Mas, nas entrelinhas, fica claro que a meta de Caio é superar os atuais 50% de rendimento. Afinal, o Tricolor faz cinco jogos em casa (contra Atlético, Cruzeiro, Vasco, Santos e São Caetano) e só sai de Curitiba quatro vezes (Flamengo, Palmeiras, Internacional e São Paulo).

Um bom desempenho nessa nova etapa representaria não só o distanciamento das últimas colocações, mas a aproximação do ?pelotão de frente?, que luta por uma vaga na Libertadores.

?Trabalhando jogo a jogo?, diz Caio. É com essa filosofia e um plano tático bem definido – o 3-6-1, que sofre variações durante o jogo, tornando o time coeso, mas contundente nos contragolpes – que o Tricolor espera continuar surpreendendo. ?Ninguém se lembra que o clube fez uma ótima campanha também no ano passado. Sempre nos rotulam como time que só luta para não cair. Cabe a nós mudar esse quadro, ali, dentro de campo?, finalizou o comandante tricolor.

Voltar ao topo