Paraná está programado para vencer

?Vitória é tudo no futebol.? A frase do técnico Caio Júnior resume a postura do Paraná Clube no jogo de hoje – às 16h, no Pinheirão – frente ao Grêmio. Com apenas um ponto no Brasileirão, o tricolor quer fazer valer o mando de campo para emplacar a primeira vitória e mostrar a força de seu grupo.

Felipe Alves e Zumbi estréiam, Batista e Angelo pela primeira vez serão titulares e Flávio reaparece na meta paranista. O treinador aposta na coesão do time e acredita na qualidade dos recém-contratados para impor um ritmo forte ao jogo.

?Para encarar uma primeira divisão é preciso personalidade. A técnica é importante, mas o aspecto emocional é decisivo. Quero meu time jogando de cabeça erguida?, comentou Caio Júnior. Na sua avaliação, o time deve repetir o que fez na rodada passada, mas com mais qualidade no passe final e nos arremates a gol. ?Mesmo sem vencer, o que me deixou confiante foi a postura tática do time, que não se desesperou e persistiu até o final.? Para Caio, frente ao Grêmio – que joga sempre no erro do adversário – é fatal se lançar ao ataque no desespero.

?É preciso tomar a iniciativa do jogo, trazendo o torcedor para o nosso lado. Mas, com a devida cautela?, disse. Por isso, Caio Júnior mantém o 3-6-1, esquema aplicado com sucesso no estadual. Com a ocupação do meio-de-campo e o apoio constante dos alas, espera abrir espaços na forte marcação do time gaúcho, quase sempre marcada por um elevado número de faltas.

O jogo, diante do perfil dos dois times, tem tudo para se definir nesse detalhe. Diante do Botafogo, o tricolor deixou escapar dois pontos ao desperdiçar uma penalidade máxima. Além de trabalhar esse fundamento, Caio Júnior tratou de dar confiança a Zumbi, que chegou para ser a solução para o incômodo jejum de gols. Ao longo da semana, o atacante balançou as redes em todos os treinamentos. ?É importante para dar confiança. Mas, o que vale é o jogo, os três pontos?, avisou Zumbi.

Para ?alimentar? o atacante, o técnico conta com os versáteis Beto e Batista, além das descidas dos alas Angelo e Edinho. ?Engana-se quem imagina que nosso meio-de-campo só tem volantes?, avisa Caio. É que tanto Beto quanto Batista sabem organizar o meio-de-campo e têm disciplina tática para se lançar à frente, transformando-se em meias-armadores. ?Estamos encontrando o entrosamento ideal e a tendência é uma evolução jogo a jogo. Agora, é a hora de jogar bem e vencer?, finalizou o capitão Beto.

Grêmio

O Grêmio contará com o meia Hugo hoje, contra o Paraná. O jogador é o principal reforço do clube para o brasileiro e entra no time com a missão de qualificar o meio-de-campo e se juntar ao atacante Ricardinho para tabelar e chutar a gol. O técnico Mano Menezes anda preocupado com a pontaria do time, que desperdiçou oportunidades de ampliar quando vencia o Cruzeiro por 1×0, no domingo passado, e acabou perdendo o jogo por 3×1.

Hugo deve entrar no lugar de Ramón. Outra mudança no time gaúcho é a volta do goleiro Galatto, recuperado de uma pancada na cabeça. Como adotou a estratégia de tentar marcar pontos sem correr muitos riscos fora de casa, o tricolor gaúcho tende a jogar fechado, apostando nos contra-ataques.

CAMPEONATO BRASILEIRO

SÉRIE A – 3ª RODADA

PARANÁ CLUBE x GRÊMIO

PARANÁ: Flávio; Gustavo, Émerson e Edmilson; Angelo, Felipe Alves, Beto, Batista, Gérson e Edinho; Zumbi. Técnico: Caio Júnior.

GRÊMIO: Galatto; Patrício, Evaldo, Pereira e Wellington; Jeovânio, Lucas, Marcelo Costa, Alessandro e Hugo; Ricardinho. Técnico: Mano Menezes.

Local: Pinheirão (Curitiba).

Horário: 16h.

Árbitro: Wilson Luiz Seneme (FIFA-SP).

Assistentes: Márcio Luiz Augusto (SP) e Maria Eliza Correia Barbosa (SP).

Voltar ao topo