Aleluia

Paraná Clube vence e ameniza a situação

Enfim uma vitória. Após sete derrotas consecutivas, o Paraná Clube venceu com autoridade o Fortaleza por 3×1, jogando um ótimo segundo tempo. O triunfo de ontem, na Vila Capanema, não tirou o Tricolor da zona de rebaixamento da Série B, mas abriu a possibilidade de projetar a recuperação já na próxima rodada, sábado, contra o Marília, também jogando em casa.

Para a torcida, era mesmo uma equipe nova. Os “abnegados” que foram à Vila Capanema viram o goleiro Mauro, o lateral Fabinho, o zagueiro Leandro, o volante Pituca (o estreante da noite) e o atacante Ricardinho pela primeira vez. Além deles, Gláucio, Leonardo e Murilo apareciam como titulares. Dos “velhos”, sobraram Daniel Marques, Agenor e Cristian.

Mas nada mudou em campo, pelo menos no primeiro tempo. Continuava uma equipe frágil no sistema de marcação, errando muitos passes e falhando como de praxe nas conclusões. E isto acontecia mesmo com a fraca atuação do goleiro rival Tiago Cardoso, que soltava a bola constantemente.

Aos 12 minutos, a tragédia: de muito longe, o zagueiro Gaúcho cobrou falta e Mauro caiu atrasado. Gol do Fortaleza. Aí a coisa piorou de vez. O Tricolor da Vila, que pelo menos tinha o controle territorial da partida, perdeu o controle emocional.

Passou a falhar ainda mais, criou apenas uma chance (em chute de Gláucio que o goleiro espalmou) e deu espaços perigosíssimos para os contra-ataques cearenses. Depois de 48 minutos, ninguém acreditava na reviravolta. “Mas nós vamos virar”, disse Mauro, que ouvia pela primeira vez as vaias da galera paranista.

Sábias palavras do veterano goleiro.

O Paraná precisou de um minuto para deixar tudo igual. Gláucio roubou a bola de Erandir e mandou um tirambaço, empatando o jogo. Paulo Comelli deve ter falado muito bem no vestiário, pois o time voltou diferente, agressivo, ousado, acertando as jogadas e arrematando a gol com competência. E com Leonardo de novo jogando bem, e aos 13 minutos deixando Ricardinho na cara do gol para virar a partida.

Aí ficou tudo bem. Apesar do Fortaleza tentar pressionar, o Tricolor da Vila tinha o controle da partida. E ficou mais sossegado com a expulsão de Preto. O complemento ideal, como se fosse um sinal de que a má fase pode mesmo ir embora, veio com o gol contra de Gaúcho, após ótima jogada de Murilo. Por enquanto, nada mudou, o time ainda precisa melhorar, a classificação é a mesma e o risco segue. Mas o Paraná venceu e isto já é grande coisa.

BRASILEIRO – SÉRIE B
2º Turno – 22ª Rodada
PARANÁ CLUBE 3×1 FORTALEZA
PARANÁ

Mauro, Murilo, Daniel Marques, Leandro e Fabinho; Agenor, Pituca, Cristian e Gláucio (Diego, 34 do 2º); Ricardinho (Rodrigo Pimpão, 28 do 2º) e Leonardo (Cristiano, 20 do 2º).
Técnico: Paulo Comelli
FORTALEZA
Tiago Cardoso; Victor, Gaúcho e Preto; Michel, Erandir, Rogério (Bambam, 21 do 2º), Chiquinho (Guto, 12 do 2º) e Thiago Almeida; Fábio Oliveira (Léo Jaime, 39 do 2º) e Adailton.
Técnico: Heriberto da Cunha
Em campo
Local:
Durival Britto
Árbitro: Marcos Mateus Pereira (MS)
Assistentes: Ezequiel Barbosa Alves (MS) e Antônio Luiz Guimarães Lugo (MS)
Gols: Gaúcho 12 do 1º; Gláucio 1, Ricardinho 13 e Gaúcho (contra) 40 do 2º
Cartões amarelos: Leandro, Gláucio, Agenor, Cristian, Diego (PR); Adaílton, Chiquinho, Fábio Oliveira (FOR)
Cartão vermelho: Preto
Renda: R$ 45.960,00
Público: 3.391 (3.124 pagantes)