Paraná Clube luta por fim de temporada digno

Restam apenas nove jogos para o final da temporada. Buscando novas motivações, o Paraná Clube mira agora o G10. Um resultado positivo contra o Ipatinga sábado, às 21h, no Ipatingão pode valer a melhor colocação do clube desde o rebaixamento à Série B.

“É até difícil falar disso. O torcedor merecia muito mais. Mas, o grupo passou por muitas mexidas e a continuidade é importante no futebol”, comentou o goleiro Zé Carlos, um dos últimos a chegar e titular apenas nas últimas oito partidas do time.

“Temos o exemplo do Atlético Goianiense. Estão em quarto lugar porque é um time que joga junto há três anos”, comentou o jogador. Apesar de estar no clube só há dois meses, Zé Carlos conquistou a confiança do torcedor. “Mesmo quando estava em outro clube, sempre acompanhei o desempenho do Paraná. Sei que o grupo foi completamente reformulado após o Paranaense e é sempre difícil montar uma nova estrutura, saindo quase do zero”. Além das muitas contratações, o Paraná também paga o preço por duas trocas de comando técnico ao longo desta Segundona.

Os atletas só agora, seis jogos depois, começam a dar sinais de que assimilaram as novas ideias aplicadas por Roberto Cavalo. Depois de sair do sufoco com a vitória sobre o Atlético Goianiense, o Tricolor tenta repetir a sua performance do primeiro turno.

Foi nessa sequência (Ipatinga, Guarani e São Caetano) que o clube viveu seu momento de maior equilíbrio na “era” Sérgio Soares, emplacando três vitórias. Foi logo após esta série que o time sofreu novo declínio, com derrotas para ABC e Duque de Caxias. “Isso não vai acontecer de novo. O time recuperou o foco e vamos terminar bem a temporada”, acredita o ala Murilo.

Caso derrote o Ipatinga, o Paraná torce ainda por deslize do Brasiliense (que encara o Ceará, em Fortaleza) para fechar a rodada na pior das hipóteses em 10.º lugar. Poderá ganhar outras duas colocações caso Bragantino e Ponte Preta percam para Bahia e Campinense, respectivamente.

“Temos agora que lutar para colocar o Paraná ao menos numa posição digna. É um clube que merece estar brigando pelo G4 e não lutando contra o descenso. Mas, não adianta ficar lamentando o que passou”, emendou Zé Carlos.

Na visão do goleiro, apesar da semana “livre de pressão”, o grupo não pode se permitir relaxar. “Não conquistamos nada. Foi apenas uma vitória. Temos que manter a mesma mobilização, pois jogar lá em Ipatinga não é fácil”, disse.

O clube mineiro, com um ponto a mais na tabela, tem desempenho muito parecido com o do Paraná. Em casa, já perdeu três vezes e conquistou 25 dos 42 pontos que disputou no Ipatingão.

“Temos um bom aproveitamento fora. Vamos jogar com a mesma cautela, sabendo aproveitar as chances que irão surgir”, arrematou Murilo, acreditando num fim de temporada sem pressão, diferente do que aconteceu no ano passado, quando o Paraná só se livrou da degola na penúltima rodada.