Paraná Clube investe nos jovens para a temporada

A comissão técnica do Paraná Clube estará atenta ao rendimento da equipe de juniores, que disputa a Copa São Paulo a partir do dia 4 de janeiro.

Por isso, a diretoria quer acertar o quanto antes a situação de Saulo de Freitas. O treinador foi uma das revelações do Campeonato Brasileiro e responsável direto pelo crescimento da equipe na reta final, o que culminou com a classificação para a Copa Sul-Americana. Mesmo tendo já indicado alguns reforços, ele sabe que a base do elenco será formada por garotos revelados no próprio clube.

É a dura realidade do Tricolor, refém das cotas de televisão como sua única fonte de rendimento para o departamento de futebol. Sem acordo para transmissões do Paranaense-2004, o clube terá que contornar a fase de “vacas magras” nos três primeiros meses do ano. A manutenção de toda a comissão técnica – com Júlio César de Camargo e Neguinho (auxiliares), Fabiano Rosenau e Fernando Tonet (preparadores físicos) e Renato (treinador de goleiros) – é dada como certa pelos dirigentes. O objetivo é definir os contratos destes profissionais ainda em dezembro.

Saulo, antes de seguir para as férias, disse que pretendia ter um contrato por escrito. “Uma questão de segurança”, explicou. O objetivo do treinador é definir um acordo por toda a temporada, abrangendo o Paranaense, o Brasileiro e a Copa Sul-Americana. O vice de futebol José Domingos Borges Teixeira não vê problemas nesta questão. “É um direito do Saulo, que será respeitado”, avisou. O treinador deve retornar de Minas Gerais para assinar este contrato e organizar todo o esquema de pré-temporada.

Isso envolve treinamentos e observações. A comissão técnica terá que se dividir para um acompanhamento mais detalhado do rendimento de alguns atletas que estão nos planos para 2004. Vários garotos serão promovidos das categorias de base e se despedem do time júnior na Copa São Paulo. O lateral-direito Erivélton, o zagueiro João Vitor e o lateral-esquerdo Anderson devem compor o grupo principal do Tricolor no estadual. Além deles, o meia Wiliam está nos planos de Saulo e a reformulação do ataque abre espaços para Vandinho (este ainda com idade de júnior), Welington e Washington.

O trio terá que mostrar trabalho. Afinal, terão como pressão extra a responsabilidade de substituir o artilheiro Renaldo, que escreveu seu nome na história do clube. Agora no futebol sul-coreano, o atacante deixou marcas a serem batidas (maior goleador do clube – e do futebol paranaense – em um campeonato brasileiro). O estadual só começa no dia 21 de janeiro, mas para estes garotos, a temporada já começou e os jogos contra São Caetano-SP (4/01), Santa Inês-MA (7/01) e Primavera-SP (11/01) representam o início de uma nova etapa em suas carreiras.

Grêmio e Inter disputam Marquinhos

Porto Alegre –

O meio-campista Marquinhos, que disputou a temporada 2003 pelo Paraná Clube, é o sonho da dupla Gre-Nal para 2004. Os dois clubes colocaram empresários em ação para conseguir contratar o jogador. Marquinhos tem seus vínculos federativos pertencentes ao Bayer Leverkusen e também está vinculado a Juan Figger.

O Grêmio foi o primeiro a manifestar o interesse por Marquinhos. O técnico Adílson Batista, que trabalhou com o jogador no tricolor paranaense, vem se empenhando pessoalmente para que o clube gaúcho contrate o meio-campista. “Ele seria um grande reforço”, elogiou o treinador, que já manteve contato telefônico com o jogador. Marquinhos está na Alemanha.

No entanto, o Internacional, por indicação do técnico Lori Sandri, também demonstrou interesse pelo atleta. Sandri tem bom trânsito junto a Juan Figger e teria criado um canal para convencer o empresário a liberar o jogador para o Colorado.

Voltar ao topo