Novo empate garante Juventude na semifinal

O Juventude segurou o empate sem gols no primeiro jogo contra o Grêmio, no Estádio Olímpico, ontem, e está a apenas mais um empate da classificação para as semifinais do Campeonato Brasileiro. Além da vantagem do resultado, o time de Caxias do Sul contará com o apoio da torcida, no Estádio Alfredo Jaconi, e com a volta do zagueiro Paulão, na partida de quarta-feira à noite. O Grêmio espera que Tinga, ausência sentida no jogo de ontem, se recupere de lesão a tempo de reforçar o time. Mas pode perder o artilheiro Rodrigo Fabri, que será julgado hoje pela expulsão no jogo contra o São Caetano.

O Grêmio conseguiu acuar o Juventude durante todo o primeiro tempo. O Tricolor não deu espaços ao Juventude e rondou a área adversária diversas vezes. Conseguiu dez escanteios contra nenhum do adversário, mas, paradoxalmente, perdeu todas as disputas de bolas altas na área do Juventude. Apesar disso, concluiu com algum perigo aos 13′, com Rodrigo Fabri, aos 16′, com Pedrinho, aos 22′ e aos 25′, com Rodrigo Mendes, e aos 33′, com Gilberto.

Apesar do domínio do Tricolor, houve equilíbrio no número de grandes chances: uma para cada lado. Aos 12′, Michel partiu livre, mas se atrapalhou na hora de chutar e permitiu a recuperação da zaga gremista. Aos 28′, Claudiomiro concluiu um cruzamento da marca do pênalti e o goleiro Diego, com grande reflexo, defendeu com os pés.

No segundo tempo, o Juventude conseguiu equilibrar o jogo e, além de defender bem, escapou da marcação do Grêmio diversas vezes. Aos 7′, Geufer, numa cabeçada, exigiu defesa de Danrlei. O Grêmio respondeu logo depois, quando Gilberto, em condições de marcar, pegou mal na bola e perdeu a chance. Aos 14′ Lauro, que havia entrado no lugar de Fernando, pegou um rebote, mas chutou para fora. Aos 18′, após cruzamento de Roger, Rodrigo Mendes concluiu pela linha de fundo. Aos 21′, Geufer roubou uma bola de Claudiomiro e colocou a defesa do Grêmio em pânico, ao passar para Edmílson, livre. Ânderson Polga conseguiu desarmar o atacante na hora da conclusão. Aos 25′, Adriano cobrou falta e assustou o goleiro Diego, mas a bola saiu para fora.

Interessado no empate, o Juventude passou a apertar a marcação no fim da partida. O Grêmio insistiu e acabou desperdiçando as chances que criou. Aos 25′, Gilberto recebeu lançamento de Adriano Chuva, ajeitou e bateu firme. Diego defendeu com dificuldades mais uma vez. O Grêmio recuperou a bola em seguida e Rodrigo Fabri, com um chute fraco, exigiu outra defesa de Diego. Aos 38, Adriano se projetou pela meia-direita e tocou de esquerda na saída de Diego. A bola raspou a trave. Aos 45, o Juventude conseguiu dar um susto no Grêmio, quando Filipe Alvim acertou um chute cruzado, que passou perto do gol de Danrlei.

Ficha Técnica

Local: Olímpico (Porto Alegre). Árbitro: Paulo César Oliveira (Fifa-SP). Cartões amarelos: Rodrigo Mendes, Pedrinho, Ânderson Polga, Adriano Chuva, Renato, Pereira e Índio. Público: 30.914 pessoas. Renda: R$ 327.370,00. Grêmio: Danrlei; Ânderson Polga, Claudiomiro e Roger; Pedrinho (Adriano), Gavião, Fernando (Lauro), Rodrigo Fabri e Gilberto; Rodrigo Mendes (César) e Adriano Chuva. Técnico: Tite. Juventude: Diego; Itaqui (Mineiro), Índio (Fernando Cardoso), Renato e Filipe Alvim; Fernando, Pereira (Valdo), Marcelo e Michel; Edmílson e Geufer. Técnico: Ricardo Gomes.

Voltar ao topo