Nova Zelândia será último adversário do Brasil antes da Copa

Rio – O último amistoso do Brasil antes da estréia na Copa vai ser contra a Nova Zelândia, no dia 4 de junho, em Genebra, na Suíça. O adversário foi definido ontem e atende a um pedido do técnico Carlos Alberto Parreira. Ele queria enfrentar uma seleção com futebol semelhante ao praticado pela Austrália, com quem os brasileiros vão cruzar na primeira fase do Mundial da Alemanha.

No ranking da Fifa, a Nova Zelândia ocupa o 122.º lugar. A vizinha Austrália está na 48.ª posição. O primeiro jogo do Brasil no Mundial vai ser disputado em 13 de junho, contra a Croácia.

Nas Eliminatórias da Copa, a Nova Zelândia não conseguiu superar as Ilhas Salomão (140.ª colocada no ranking da Fifa), equipe que disputou com a Austrália o direito de decidir com o Uruguai uma vaga na repescagem para o Mundial.

Antes do jogo com a Nova Zelândia, ainda na fase final de preparação da seleção brasileira na Suíça, um outro amistoso será realizado, possivelmente contra um combinado local no dia 31 de maio.

Parreira já tinha pedido ao secretário-geral da CBF, Marco Antonio Teixeira que não fossem escolhidos adversários fortes para os dois testes finais antes do Mundial. ?Vamos deixar as pedreiras para a competição. Às vésperas da estréia na Copa, não seria interessante jogar com uma seleção de primeira linha?, justificou o treinador.

De acordo com o técnico, haverá uma conversa entre as comissões técnicas do Brasil e da Nova Zelândia o mesmo ocorrerá com quem treinar o combinado suíço para deixar bem claro o caráter de jogo-treino. ?Não quero nenhuma dividida mais ríspida, nada que possa pôr em risco a presença dos atletas no Mundial?, avisou Parreira.

A seleção vai viajar no dia 21 de maio para a cidade de Weggis, na Suíça, onde ficará hospedada num lindo castelo de 22 de maio a 4 de junho. A equipe treinará ao lado do Park Hotel Weggis, num estádio com capacidade para 5.800 espectadores. A qualidade e a dimensão do gramado são idênticas à dos estádios escolhidos para os jogos do Mundial.

Na Suíça, a equipe realizará 20 treinamentos. A avaliação médica do grupo, com exames clínicos, também será feita na Europa.

Cafu pronto pra cirurgia no joelho

Rio – Lateral-direito do Milan e capitão da seleção brasileira, Cafu será submetido na manhã de hoje a uma artroscopia – intervenção para recompor o menisco interno do joelho esquerdo. A cirurgia está marcada para acontecer no Hospital Pasteur, no Méier, zona norte do Rio, e será coordenada pelo chefe da equipe médica da seleção, José Luís Runco.

Cafu ficará um dia internado e a previsão é que retome as atividades de campo em três semanas e meia. No sábado, Runco vai trocar o curativo no joelho do jogador, que embarcará no dia seguinte para São Paulo.

?Estou pensando positivo.

A artroscopia é algo simples e o tempo máximo de recuperação é de 30 dias. Tenho certeza de que vou estar curado bem antes disso?, disse Cafu, ao chegar ontem a São Paulo.

Ele estava sorridente e agradeceu o apoio do técnico da seleção, Carlos Alberto Parreira, pelas palavras de incentivo nos últimos dias, em que enfatizou a presença do lateral no time titular do Brasil. ?A cirurgia não vai atrapalhar a minha preparação para a Copa do Mundo. Ao contrário, vai me dar mais força ainda para voltar mais forte?, garantiu o jogador.

Brasil mantém liderança

Zurique – O Brasil manteve com tranqüilidade a liderança do novo ranking de seleções da Fifa, divulgado ontem. A seleção está com 837 pontos, 44 a mais do que a República Checa, segunda colocada. Somente uma alteração aconteceu entre as dez primeiras posições. A França subiu para o 5.º lugar, ultrapassando a Espanha, que ficou em 6.º.

As seleções que participaram da Copa das Nações Africanas foram as que mais evoluíram. O Egito, campeão, subiu para o 17.º lugar, com 714 pontos. Já a seleção de Guiné foi a que mais ganhou posições (21), ficando na 56.ª colocação. O próximo ranking da Fifa será publicado em 15 de março. 

Voltar ao topo