Hora da onça beber água

Nossos times entram em campo pela primeira vez no Brasileirão

Sem tempo para respirar. O calendário do futebol brasileiro é deste jeito. Nem bem acabaram os campeonatos estaduais e o Campeonato Brasileiro já bate a porta. Vai começar a maratona de 38 rodadas, que vai até o dia 4 de dezembro. O futebol paranaense terá sete representantes nesta edição.

Na Série A, Atlético e Coritiba entram em campo já neste sábado (14). No mesmo dia, o Paraná estreia na Série B, junto com o Londrina, que subiu no ano passado. Os outros três representantes são J. Malucelli, Maringá e PSTC, que disputam a Série D, mas só a partir de junho.

Atual campeão estadual, o Atlético aposta no bom trabalho do técnico Paulo Autuori para largar bem no Brasileirão. O Furacão vai até São Paulo para enfrentar o Palmeiras, às 16h. Depois da festa pela conquista do título estadual após sete anos de jejum, o Rubro-Negro teve um pequeno tropeço no meio de semana, quando ficou no empate por 2×2 com o Dom Bosco, pela segunda rodada da Copa do Brasil.

Mesmo assim, o Atlético quer voltar de São Paulo com um bom resultado na bagagem. Weverton, Paulo André, Otávio, Vinícius e Walter são jogadores experientes e que podem fazer a diferença no duro caminho do Brasileirão. Só que o time de Paulo Autuori ainda precisa de reforços, pois tem carências em alguns setores.

Kléber e Gilson Kleina esperam a melhora do Coritiba para que o time deixe de correr riscos no campeonato. Foto: Albari Rosa
Kléber e Gilson Kleina esperam a melhora do Coritiba para que o time deixe de correr riscos no campeonato. Foto: Albari Rosa

O Coritiba estreia em casa. Às 21h, o Coxa recebe o Cruzeiro, no Couto Pereira. O horário não é dos melhores, mas o time espera contar com o apoio da torcida para fazer bonito nesta primeira rodada. O campeonato é longo, mas não dá para desperdiçar pontos, principalmente em casa.

O Coxa já demonstrou que tem problemas no seu elenco. As peças de reposição à disposição do técnico Gilson Kleina não conseguem manter a mesma pegada dos titulares e isto é motivo de preocupação. O clube precisa contratar. No meio de semana, o Alviverde também tropeçou na Copa do Brasil. O time perdeu para o Juventude por 1×0, em Caxias do Sul e quer se recuperar moralmente com uma boa vitória sobre a Raposa.

Segundona

Apesar de ficar duas semanas sem entrar em campo, o Paraná vive um bom momento. Enquanto a dupla Atletiba deu vexame no meio de semana, o Tricolor salvou a honra do futebol paranaense e venceu a Chapecoense pela Copa do Brasil por 2×1, de virada. Agora, o time de Claudinei Oliveira quer repetir a boa atuação na estreia da Série B, amanhã, às 16h, contra o Brasil de Pelotas, lá no Rio Grande do Sul.

V&a,acute;lber e Robson começam a Série B como titulares e esperam ver o Tricolor na luta pelo acesso à elite. Foto Henry Milleo
Válber e Robson começam a Série B como titulares e esperam ver o Tricolor na luta pelo acesso à elite. Foto Henry Milleo

O Paraná investiu em alguns reforços e qualificou seu elenco, pois a missão desta temporada é o acesso à elite do futebol brasileiro.

O Londrina é outro que estreia em casa. O time do técnico Cláudio Tencati recebe o CRB, atual campeão alagoano, no estádio do Café, às 16h de amanhã. Eliminado da Copa do Brasil pelo Cruzeiro no meio de semana, o Tubarão concentra todas suas atenções na Série B. O time está concentrado e bastante motivado para fazer um campeonato equilibrado e, quem sabe, estar entre os quatro primeiros colocados no final para beliscar uma vaga na primeira divisão.