Napoli só empata e perde a chance de encostar na Roma

Depois do empate sem gols da Roma com a Internazionale no dia anterior, no estádio Olímpico de Roma, o Napoli tinha neste domingo a chance de encostar na equipe romana, atual vice-líder do Campeonato Italiano, na briga por uma vaga direta na fase de grupos da próxima edição da Liga dos Campeões da Europa. No entanto, o time napolitano desperdiçou esta oportunidade ao empatar por 1 a 1 com o Livorno, que se encontra na zona de rebaixamento, fora de casa, pela 26.ª rodada.

Agora com 52 pontos, o Napoli permanece seis atrás da Roma, que ainda tem uma partida a menos – o duelo contra o Parma, no início de fevereiro, foi adiado para abril. Uma vitória neste domingo era importante para os napolitanos porque na próxima rodada, em jogo marcada para o próximo domingo, receberão justamente a Roma, no estádio San Paolo, em Nápoles.

Já o Livorno, apesar do empate, comemorou bastante o resultado contra um dos melhores times da competição. Com o ponto conquistado, chegou a 21, mas não deixou a zona de rebaixamento. Está na 18.ª colocação, empatado com o Chievo Verona, mas perde nos critérios de desempate.

Em campo, o Napoli mostrou superioridade ao ter mais posse de bola e arriscar mais jogadas ofensivas. Depois de perder chances com o belga Mertens e o espanhol Callejón, o time napolitano abriu o placar em um pênalti sofrido pelo macedônio Pandev e convertido por Mertens, aos 32 minutos do primeiro tempo.

Na sequência, o Napoli teve a chance de fazer o segundo em um rápido contra-ataque, mas o chute de Callejón parou na boa defesa do goleiro Bardi. O castigo veio aos 39 minutos com o gol do Livorno em uma jogada estranha entre o zagueiro Mesbah e o goleiro Reina. O defensor recebeu cruzamento da esquerda e tocou rasteiro para o gol. Reina defendeu com as pernas, mas com seu movimento de corpo para trás, tocou na bola e ela foi para as redes.

No segundo tempo, o Napoli manteve a sua postura ofensiva, mas sofreu mais porque o Livorno também resolveu se arriscar mais no ataque. Reina teve de fazer grande defesa aos 15 minutos em chute forte do brasileiro Paulinho. E o time napolitano teve sua derradeira chance da vitória já aos 44, quando o colombiano Zapata não conseguiu tocar para o gol vazio após um cruzamento rasteiro da esquerda.

Voltar ao topo