Marcelo Oliveira apaga a sombra de rival com o título

Campeão brasileiro pelo Cruzeiro nesta quarta-feira com o triunfo sobre o Vitória no Barradão, o técnico Marcelo Oliveira atingiu o auge da sua carreira menos de um ano após ter a sua contratação questionada. Por isso, essa conquista é ainda mais celebrada por ele, afinal precisou superar a desconfiança logo na sua chegada, pela ligação com o rival Atlético Mineiro, e agora acaba de faturar o seu principal título como treinador.

Marcelo Oliveira, de 58 anos, foi anunciado como técnico do Cruzeiro no final de 2012, logo após o encerramento do Campeonato Brasileiro, o que causou revolta em parcela da torcida do clube, por ter o seu nome vinculado ao Atlético, clube que defendeu como jogador e também iniciou a sua carreira de técnico.

Deixar em segundo plano essa ligação e superar a desconfiança inicial foi, então, a primeira tarefa de Marcelo Oliveira, que ironicamente dirigiu o Cruzeiro pela primeira vez exatamente diante do Atlético, com vitória por 2 a 1 na reinauguração do Mineirão, o que foi importante para aplacar a insatisfação da torcida, mesmo que o time tenha sido derrotado posteriormente pelo rival na decisão do Campeonato Mineiro.

Na chegada ao Cruzeiro, além da sombra do Atlético, Marcelo Oliveira vinha sob a desconfiança de um trabalho ruim no Vasco, no segundo semestre de 2012, outro dos principais clubes do futebol nacional que foram dirigidos por ele. Mas o treinador conseguiu nesses 11 meses à frente do time mineiro superar até mesmo o melhor trabalho da sua carreira, realizado no Coritiba, clube em que foi campeão paranaense duas vezes e também finalista da Copa do Brasil em 2011 e 2012.

Para superar a desconfiança e se consagrar no Cruzeiro, Marcelo Oliveira adotou um estilo discreto, se distanciando das polêmicas e também montando um elenco sem grandes estrelas, mas coeso. Assim, apostou em jogadores na sua maior parte pouco renomados, assim como ele, o principal deles Everton Ribeiro, de passagem discreta pelo Corinthians e com quem já havia trabalhado anteriormente no Coritiba.

As escolhas de Marcelo Oliveira deram certo e, nesta quarta, ele se consagrou como um dos grande expoentes de uma nova geração de técnicos do futebol nacional ao conquistar o seu primeiro título nacional em um time que deixa como marca o futebol ofensivo e de velocidade.

Assim, ao faturar o título do Campeonato Brasileiro, também pode dizer que conquistou um feito superior mesmo aos atingidos como jogador, especialmente no Atlético, onde chegou perto de faturar o título nacional de 1977, mas acabou sendo derrotado na decisão por pênaltis pelo São Paulo. Agora, porém, pode comemorar o seu primeiro título nacional.

Voltar ao topo