Marcas vai para o ?tapetão?

Por enquanto, o piloto paranaense Geraldo Sermann é o campeão do Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos, edição 2007.

Vencedor da etapa de encerramento do certame, disputada no domingo, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, Sermann deixou o circuito paulistano como vice-campeão, uma vez que o 2.º posto, conquistado pelo também local Fábio Ebrahim, garantia a este o bicampeonato. Mas a mudança ocorreu por força da desclassificação de Ebrahim, por motivos técnicos – ele promete recorrer.

Houve a necessidade de análises laboratoriais feitas pela Volkswagen na segunda-feira e o laudo apontou irregularidade no item ?volante do motor? no carro de Ebrahim, razão pela qual ele foi desclassificado pelos comissários da Confederação Brasileira de Automobilismo. O vice-campeonato, antes de Sermann, passou para as mãos do gaúcho Rafael Iserhard.

O item do regulamento que balizou a decisão foi o artigo VII (motor), item VII.2.5 (volante do motor), que estabelece: ?Volante do motor – original, podendo ser retrabalhado apenas para balanceamento do conjunto virabrequim, volante e platô. A cremalheira do motor de partida deve permanecer original com relação ao número de dentes, largura e altura dos mesmos?. O laudo apontou uma diferença de peso, em relação ao volante original, de 472 gramas. Tal diferença, de acordo com os comissários, caracterizou um retrabalho adicional ao permitido.

Defesa

Segundo Fábio Ebrahim, seu carro estava com um volante do motor 1.6 VW dos anos 80s, que tem peso inferior aos dos modelos mais novos, mas mesmo assim dentro dos padrões Volkswagen. ?A comparação da peça foi verificada com uma nova, sendo que a nossa é dos anos 80s, o que nos faz acreditar que estamos dentro do regulamento. Por isso, ainda me considero bicampeão do Brasileiro de Marcas e Pilotos?, afirmou. A confiança fez com que ele entrasse no Tribunal de Justiça Desportiva da CBA, o que mantém o resultado do campeonato sub judice.

Futuro

Em 2008, Fábio e seu irmão Wagner Ebrahim têm chances de disputar o Brasil GT3 Championship. ?Estamos negociando com algumas equipes ainda, mas não temos nada definido na GT3. Também estou negociando com duas equipes de fábrica, para lutar pelo tricampeonato, em 2008. Acredito que na primeira quinzena de janeiro teremos estas definições?, concluiu Fábio Ebrahim.

Voltar ao topo