Mano ‘ignora’ clubes e diz que prioridade é seleção

Como é costume nas convocações de Mano Menezes, diversos jogadores que atuam no Brasil foram chamados nesta quinta-feira para o amistoso diante de Gana, marcado para o dia 5 de setembro, em Londres. Isto fará com que eles fiquem de fora das partidas de suas equipes em duas rodadas do Brasileirão: na 20ª, entre os dias 31 de agosto e 1º de setembro, e na 21ª, entre os dias 3 e 4 de setembro.

Os clubes brasileiros que terão desfalques por causa da seleção são: Cruzeiro (Fábio), Botafogo (Jefferson), Vasco (Dedé), Corinthians (Ralf), São Paulo (Lucas), Flamengo (Ronaldinho Gaúcho), Inter (Leandro Damião) e Santos (Danilo, Paulo Henrique Ganso e Neymar).

Acostumado às reclamações dos clubes, Mano minimizou as ausências dos jogadores no Brasileirão. “Nós pensamos prioritariamente na seleção. Eu entendo que não é possível compartilhar todas as questões, mas me parece que jogar pela seleção continua sendo muito importante. Precisamos enxergar para frente. O Brasileiro tem 38 rodadas, não vai ser decidido em uma ou duas rodadas. E nem vai ser decidido por um ou dois jogadores. A seleção não pode se intrometer em todas as questões particulares”, avaliou o técnico.

Ele, no entanto, garantiu que os jogadores convocados voltarão ao Brasil na terça-feira, um dia após o amistoso em Londres, a tempo de participar da 22ª rodada do Brasileirão, que será iniciada em 7 de setembro. É justamente neste dia, uma quarta-feira, que acontecerá o clássico entre Corinthians e Flamengo, respectivamente líder e vice-líder do campeonato, que poderão contar, assim, com os retornos dos convocados Ralf e Ronaldinho Gaúcho.

Para se prevenir contra qualquer pedido de clubes para atrasar a apresentação dos jogadores à seleção, Mano rechaçou qualquer possibilidade de alterar o planejamento brasileiro. Assim, ele confirmou os quatro dias de treinamento antes da partida contra os ganeses.

“Vamos nos reunir em Londres para treinar nos dias 1º, 2, 3, 4 e jogar no dia 5. Há necessidade de treinar. Sei que vamos fazer somente um jogo, mas teríamos o direito, porque é uma data Fifa, de fazer dois jogos. A apresentação vai ser mantida exatamente como divulgamos”, garantiu Mano.