Mandirituba é finalista de bocha nos Jogos Abertos

Terminaram as disputas da bocha da fase classificatória dos Jogos Abertos do Paraná (JAPs) de Campo Largo. A equipe do município de Mandirituba acabou em primeiro lugar na modalidade e classificou-se para a fase final da competição, que será em Foz do Iguaçu, de 10 a 18 de setembro.

Em Foz, Mandirituba irá enfrentar as equipes que garantiram vagas nas fases classificatórias de Lupionópolis, Paranavaí, Loanda, Santa Helena, São Jorge do Oeste e Roncador, que acontecem simultaneamente à fase de Campo Largo.

O esporte é muito comum no Sul do Brasil, principalmente em locais de colonização italiana, povo que difundiu a bocha pelo mundo. A bocha é conhecida mundialmente como um dos esportes mais amistosos.

O diretor da Federação Paranaense de Bocha, João Luiz Marcelino, de 62 anos de idade e 45 de bocha, destaca que a bocha é o esporte que mais faz novas amizades em todos os Jogos Abertos. “Você não vê brigas e discussões em uma partida de bocha, pois é um jogo muito limpo e visível, onde o árbitro não tem como interferir no resultado final da partida. Por isso que é tão benquisto pelos praticantes”, comenta, orgulhoso.

Além de ser um esporte sem limite de idade, a cada ano a modalidade atrai novos competidores para a disputa doS JAPs. Segundo Antônio João Trevisan, de 62 anos, da equipe de Almirante Tamandaré, também existem muitas mulheres que praticam o esporte e até já estão montando equipes para disputar os Jogos Abertos de 2005.

Este ano a fase de Campo Largo envolveu equipes dos municípios de Pontal do Paraná, Almirante Tamandaré, Mandirituba, União da Vitória, Matinhos, São José dos Pinhais e Paulo Frontin.

A bocha

O jogo da bocha ou “boccie” é um dos mais antigos do mundo. Sua origem é grega, entretanto foi difundido pela colonização italiana no Brasil. Joga-se entre duas pessoas ou duas equipes, numa cancha de piso sintético ou de terra batida. Numa disputa, visa-se o lugar mais próximo ao “balim” – bola pequena que serve de referência -, concorrido com arremessos de quatro bolas cada jogador e a posterior contagem dos pontos. No Brasil, foi reconhecida como esporte em 1943, pela Confederação Brasileira de Desporto. A partir da década de 60 a bocha firmou-se no País, com a evolução da técnica de nossos atletas e a conquista de novos adeptos, inclusive com o início da participação feminina em 1966. Apesar do velho conceito de que a bocha é um “esporte para idosos”, a modalidade vem atraindo cada vez mais praticantes de todas as faixas etárias.

Voltar ao topo