Lula pergunta pra Parreira se Ronaldo está gordo

Brazília – Foi um papo de torcedor. Nos cerca de 25 minutos em que conversou com os jogadores e a comissão técnica da seleção brasileira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, através de uma videoconferência, pediu para a seleção trazer o hexacampeonato, para os jogadores não ?tremerem? e chegou a insinuar um pedido para Juninho Pernambucano virar titular.

Lula, acompanhado de dona Marisa e do ministros dos Esportes, Orlando Silva, estava na sala de audiências do Palácio do Planalto, enquanto toda a seleção – com exceção de Ronaldo, doente – fez contato de uma sala no hotel em que estão hospedados em Königstein, na Alemanha. Mas apenas o técnico Carlos Alberto Parreira, o coordenador técnico Zagallo e os jogadores Cafu e Roberto Carlos falaram.

Já na abertura da videoconferência, Lula afirmou que o Brasil tem que ganhar a Copa. ?Ninguém admite que o Brasil não seja campeão. Nunca vi, na vida, tanta unanimidade?, disse. Logo em seguida, entrou em um assunto que todo torcedor quer saber: ?Vira e mexe a gente lê aqui na imprensa brasileira que o Ronaldo está gordo. Afinal de contas, ele está gordo ou não está gordo??, perguntou. A resposta foi a esperada. Parreira afirmou que Ronaldo está ?muito forte?. ?Ele mudou o biotipo, não é mais aquele garotinho de 94, ele está muito forte?, disse o técnico.

O presidente chegou a pedir repetidas vezes para Cafu – que classificou como o mais experiente da seleção – não deixar a ?meninada tremer?, perder a paciência e acabar expulso. Num tom típico de torcedor, Lula pediu ?pelo amor de Deus? para os jogadores não perderem a tranqüilidade e fazerem gols ?até de canela?.

Orelha em pé

?Queria te dizer o seguinte: olha, não deixa essa meninada tremer, em hipótese alguma?, disse para Cafu. ?Dentro do campo, você tem que pedir para esses meninos não perderem a paciência nunca. Como capitão você precisa ficar de orelha em pé perto desses meninos e não permitir que eles percam a tranqüilidade, mesmo que sejam provocados.? O presidente ainda lembrou os casos de Ronaldinho Gaúcho, expulso na Copa de 2002, após acertar um atleta inglês, e de Leonardo, expulso em 94, depois de dar uma cotovelada em um jogador americano.

Em sua resposta, Cafu lembrou ao presidente que a ?meninada?, apesar de nova, é bastante experiente – a média de idade do grupo é superior a 29 anos. ?Acho que, apesar da pouca idade da nossa equipe, são todos jogadores experientes, presidente. Todos eles sabem aquilo que vão fazer em campo ou não. Quanto às agressões, acho que foram episódios e isso não vai acontecer mais?, disse o jogador.

Voltar ao topo