Lori Sandri põe o Paraná no ataque no Pinheirão

É hora de deslanchar. O Paraná Clube corre hoje – às 16h, no Pinheirão – atrás de sua primeira vitória em casa neste Brasileirão.

Para superar o Fortaleza, o técnico Lori Sandri aposta numa formação mais ofensiva e no equilíbrio emocional da equipe. Na 19.ª colocação, o Tricolor tenta transformar em pontos o bom rendimento obtido, na média, ao longo das seis primeiras rodadas. As oscilações são, na visão do treinador, resultado do processo de formação da equipe, que somente na semana passada completou seu grupo com dois novos meias-de-armação.

"Mesmo diante desse quadro, o time se comportou bem", comentou Lori Sandri. "Só que é preciso vencer para que possamos trabalhar sem pressão. Pelo que vi até agora, essa equipe vai engrenar." A confiança do técnico paranista se deve ao fato do time ter obtido atuações equilibradas, mesmo tendo vencido um jogo apenas. Para recolocar o Paraná nos trilhos, após a derrota inesperada para o Brasiliense, o objetivo é pressionar o adversário, mas sem se descuidar da marcação.

Os jogadores reconhecem que nas últimas partidas realizadas no Pinheirão, contra Juventude e Ponte Preta, pesou o fato da equipe ter saído em desvantagem. "Correr atrás é muito ruim. Temos é que fazer um gol para que tenhamos maior tranqüilidade e o apoio de nossa torcida", disse o atacante Borges, artilheiro do time com três gols. Destaque do Paraná neste início de competição, o jogador não está preocupado com a artilharia. Pelo menos por enquanto.

"O importante é vencer. Neste jogo, é fundamental que tenhamos a consciência de tocar para quem estiver em melhor condição para fazer o gol", comentou Borges. Depois de atuar isolado à frente nas três últimas partidas (frente à Ponte Preta ele teve a companhia de Wellington Paulista no segundo tempo), o atacante terá um parceiro na briga com os zagueiros cearenses. "Fica melhor. Principalmente porque teremos ainda a aproximação de jogadores do meio-de-campo e dos alas", acredita.

Para o esquema tático surtir efeito, é fundamental a participação constantes dos laterais Neto e Vicente. Nos treinos táticos da semana, eles trabalharam com liberdade, buscando a linha de fundo ou o corte em diagonal para os arremates. No apronto, Neto chegou a fazer dois gols. "Estamos nos conhecendo melhor e essas duas semanas de treinos foram muito importantes. Além do entrosamento, melhoramos a condição física. Agora, é colocar tudo em prática no jogo", finalizou Neto.

Thiago está de volta ao meio-de-campo

A entrada de André Dias no ataque resultou no recuo de Thiago Neves ao meio-de-campo. Na sua posição de origem, o jogador está confiante num bom jogo. ?Não é fácil, pelas minhas características, jogar no ataque. É complicado ficar de costas para os zagueiros?, comentou. Thiago Neves passa a ser a referência de criação da equipe, com liberdade para encostar em Borges e André Dias.

?Com a posse de bola, serei um terceiro atacante. É claro, com a atenção de bloquear o volante adversário quando estivermos sendo atacados?, analisou. Thiago Neves fez um gol neste Brasileiro, curiosamente de cabeça (frente ao Palmeiras). Seu ponto forte sempre foram as cobranças de faltas. ?Só que ainda não tive, nestes primeiros jogos, uma grande chance de bola parada. Quem sabe neste sábado…?. Revelado nas categorias de base do clube, Thiago Neves é a principal aposta do Paraná (e da LA Sports) para uma futura grande transação.

Depois de Lúcio Flávio (hoje na Arábia Saudita), é o meia com maior potencial técnico. ?Minha referência sempre foi o Alex, que hoje está na Turquia. Ele cobra faltas com muita precisão e tento me aproximar do seu estilo?, comentou. O Paraná, há tempos não tem em seu grupo um exímio cobrador de faltas. ?Pelo que me lembro, o último foi o Maurílio. Mas, eu chego lá?, finalizou Thiago Neves, confiante.

CAMPEONATO BRASILEIRO

7ª. rodada
SÚMULA
Local: Pinheirão (Curitiba).
Horário: 16h.
Árbitro: Djalma José Beltrami Teixeira (RJ).
Assistentes: Carlos Henrique Alves de Lima (RJ) e Edinei Guerreiro Mascarenhas (RJ).

PARANÁ CLUBE x FORTALEZA

PARANÁ
Flávio; Daniel Marques, Marcos e Aderaldo; Neto, Rafael Mussamba, Beto, Thiago Neves e Vicente; Borges e André Dias.
Técnico: Lori Sandri.

FORTALEZA
Bosco; Chiquinho, Alan, Ronaldo Angelim e Giba; Erandir, Hernani, Paulo Isidoro e Mazinho Lima; Marcos Denner (Rinaldo) e Clodoaldo. Técnico: Vágner Benazzi.

Voltar ao topo