Livro conta história do Trieste

A Suburbana de Curitiba tem mais de 60 anos de tradição, mas nenhum registro bibliográfico. Os historiadores Levi Mulford e Heriberto Machado trataram de preencher esta lacuna contando em livro a história de umdos clubes mais tradicionais do futebol amador – o Trieste Futebol Clube, que agora renasce depois de alguns anos de ostracismo.

Para escrever ?Trieste – o Campeoníssimo Suburbano?, os historiadores rememoraram os idos dos anos 30. Alguns imigrantes italianos do então longínquo bairro de Santa Felicidade resolveram fundar seu próprio clube, em 1933, e batizá-lo com um nome da província italiana da qual a maioria era oriunda.

O Trieste só disputou amistosos até 1952, quando os diretores resolveram inscrevê-lo na Federação Paranaense de Futebol. A equipe subiu para a divisão principal em 1956, e oito anos depois conquistou o primeiro título da Suburbana, com o lendário Joel Mendes –  mais tarde defenderia Coritiba e Colorado – como camisa 1. Começava a fase áurea da equipe, que até meados dos anos 90 colecionaria troféus: são ao todo 10 títulos da Suburbana, 9 Taças Paraná e uma Super Taça Paraná.

Além da era gloriosa, os autores relatam a decadência nos anos 90, trazem rápida biografia dos principais atletas, técnicos e dirigentes e descrevem a histórica rivalidade com o Iguaçu, que transformou o ?Clássico dos Italianos? no confronto mais acirrado da Suburbana. E contam a nova fase do Trieste, que em parceria com a Stival Alimentos reforçou o time – dono da melhor campanha na Suburbana 2006 -, e estruturou o patrimônio do clube.

Voltar ao topo