Só depende de um ok

Liga Paranaense tem carta na manga pra sair do papel

A Liga Paranaense, praticamente criada na semana passada, após reunião realizada por Atlético e Coritiba e que contou com a participação de clubes de todas as divisões do Estado tem uma importante arma para sair definitivamente do papel: um parecer do Ministério do Esporte, que viria junto de uma ação da Primeira Liga.

Na guerra deflagrada contra a CBF, a Primeira Liga solicitou ao governo federal um posicionamento sobre determinado ponto da Lei Pelé. Trecho que, em tese, libera os clubes das amarras impostas pelas federações estaduais – principal preocupação para o surgimento da Liga Paranaense.

O artigo 20 da Lei 9.615 de 1998 (conhecida por Lei Pelé) permite a criação de ligas regionais e nacionais e, em seu parágrafo 4º, estabelece: “é facultado às entidades de prática desportiva participarem, também, de campeonatos nas entidades de administração do desporto a que estiverem filiadas”.

Uma confirmação, por parte do Ministério do Esporte, de que o clube pode decidir disputar ou não o Paranaense, por exemplo, seria a senha para driblar o estatuto da FPF. O regimento exige que os associados joguem uma competição profissional e outra de base organizada pela entidade – quem não cumprir pode ser desfiliado, o que impediria a participação no Brasileiro ou na Copa do Brasil.

Amparado por uma Lei Federal, o movimento de cerca de 30 clubes liderado pela dupla Atletiba poderia, enfim, encampar a realização de um Estadual próprio em 2017. E partir em busca de outros dois aspectos, além do jurídico, fundamentais para a criação da Liga.

Primeiro, a questão política. Embora a Lei Pelé seja soberana, ainda assim seria necessário dialogar com a FPF, e seu presidente, Hélio Cury, sobre o estabelecimento da nova organização. Da mesma forma, seria preciso conversar com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Em paralelo, a Liga Paranaense teria de viabilizar comercialmente o novo campeonato do Paraná. Costurar patrocínios com empresas, discutir contratos de transmissão com a TV, criar formas de fortalecer economicamente o grupo que, entre outras críticas, reclama de prejuízos com o atual Paranaense.

E apenas quando estiver vislumbrando as saídas nos aspectos jurídico, político e comercial, a Liga Paranaense pretende abandonar a discrição. Até então, o assunto é tabu para os participantes, inclusive para os indicados como presidente, Ricardo Gomyde, ex-candidato a presidente da FPF, e vice-presidente, Mauro Holzmann, diretor de marketing do Atlético.