Leonardo melhora e vai jogar amanhã

O Paraná Clube entra em campo amanhã – às 18h10, no Pinheirão – com a sua força máxima, disposto a somar três pontos para se manter na zona de classificação à Libertadores. Pela frente, o imprevisível São Caetano, que faz uma campanha de recuperação e apresenta uma invencibilidade de nove jogos. Recuperado de uma lesão de tornozelo, Leonardo comanda o ataque tricolor, o melhor do Brasileirão, disposto a pôr fim ao seu jejum de três jogos sem balançar as redes.

A confirmação do atacante ocorreu ontem pela manhã, após trinta minutos de coletivo em campo reduzido. ?Pesou muito a disposição do atleta. Seu rendimento no treino me deu a certeza de que ele está bem?, comentou o técnico Caio Júnior. Leonardo tem papel importante não só nas finalizações, mas na articulação ofensiva do Tricolor. Um entrosamento quase que natural com Sandro e Maicosuel garante uma boa dinâmica do ataque, que já marcou 30 vezes, mesmo sem ter um jogador na briga direta pela artilharia da competição.

Os gols do Paraná estão distribuídos entre zagueiros, meias e atacantes, sendo que o principal artilheiro do time é o ala-direito Angelo (5 gols). Onze jogadores já deixaram as suas marcas e destes, oito estarão em campo amanhã (as exceções são Cristiano, Beto e João Paulo). Caio Júnior preparou seu time com base naquilo que viu do adversário nas últimas duas partidas, onde o São Caetano venceu Santa Cruz e Vasco. ?Basicamente, não podemos incorrer nos erros desses times, que insistiram nas jogadas por dentro?, comentou o técnico paranista.

Coincidência ou não, foram dos alas Angelo e Edinho os gols da equipe principal no coletivo de quinta-feira. Outra preocupação do Paraná é com a eficiência do adversário nos lances de bola parada. Mesmo com a ausência de Canindé, suspenso, o São Caetano dispõe de outros jogadores para essa função, em especial Anderson Lima. ?Temos que evitar não apenas as faltas próximas da área como infrações nas laterais do campo, pois o time deles é muito alto e preciso em jogadas aéreas?, lembrou o zagueiro Gustavo.

Com a confirmação de Leonardo no ataque, Joelson ficará no banco. ?É uma opção de força, para a etapa final?, disse Caio Júnior, que elogiou o rendimento do atleta nos últimos coletivos. Sem jogar há quase sete meses, Joelson terá, assim, a condição de recuperar o ritmo de jogo, entrando no time aos poucos. ?Vou precisar de todos nessa maratona que vem pela frente?, disse o treinador, lembrando que a partir de amanhã o Tricolor estará em campo a cada três dias, com pouco tempo para treinamento e recuperação física.

Torcida promete fazer a diferença

Certeza de casa cheia.

O Paraná quer o apoio de sua torcida como ?combustível? na busca pela 9.ª vitória no Brasileiro. Segundo a assessoria de imprensa do clube, restavam, até o final da tarde de ontem, aproximadamente quatro mil ingressos para troca. O jogo faz parte da campanha ?Torcer faz bem?, da Nestlé, e um tablete de chocolate (acima de 130g) vale um convite.

Além da promoção, o clube disponibilizou seis mil ingressos de cadeiras superiores, ao preço de R$ 20,00. Mas, torcedores com a camisa do Paraná, sócios, mulheres, menores, estudantes e idosos pagam apenas R$ 10,00. A boa fase – aliada a preços acessíveis – faz com que o Tricolor melhore a cada rodada a sua média de público neste Brasileirão.

Para esse jogo, foram liberadas faixas e baterias.

A Polícia Militar só manteve a proibição das camisas e bandeiras de torcidas organizadas. Os detalhes foram acertados em reunião entre a PM e as facções do Tricolor. Para evitar tumultos na hora do jogo, os portões serão abertos às 15h. A orientação é para que os torcedores cheguem cedo ao estádio, minimizando a formação de filas. No jogo contra o Cruzeiro, muitos só tiveram acesso ao estádio com a bola rolando.

Os convites restantes estão sendo trocados nos supermercados BIG, Condor e Muffato. Já os ingressos para as cadeiras superiores estão à venda na sede da Kennedy e, amanhã, nas bilheterias do Pinheirão. Este é o segundo jogo da ação da Nestlé. No anterior, frente ao Cruzeiro, o público pagante foi de 20.796.

Time está a uma vitória da meta do primeiro turno

Uma vitória, amanhã, faz o Paraná superar – e com dois jogos a menos – em um ponto a meta estabelecida pela comissão técnica para o primeiro turno do Brasileirão. Com esta ?folga?, restariam ainda os confrontos com São Paulo e Internacional para se buscar uma colocação ainda melhor. Para Caio Júnior, é importante fechar o primeiro turno no G-4. ?Isso nos daria muita confiança para o returno, onde a dificuldade geralmente é maior?, ponderou o técnico.

O Tricolor vai trabalhar com dois aspectos motivadores na próxima fase do campeonato. O primeiro deles, a volta para casa. No dia 20 de setembro – frente ao Fortaleza, pela 6.ª rodada – o clube passa a mandar seus jogos no Estádio Durival Britto, com capacidade para pouco mais de 16 mil torcedores e a expectativa de casa cheia em todas as rodadas. A outra questão, é técnica. Se o Paraná mantiver a performance nos jogos de volta do Brasileiro, terá a chance de decidir as primeiras colocações em casa.

Pelo menos diante dos times mais ?badalados? do futebol brasileiro, no momento. Os jogos contra Inter (na 36.ª rodada) e São Paulo (38.ª), serão em Curitiba, na Vila. ?O desafio é chegar numa posição tranqüila até lá, para tentar uma arrancada final?, comentou Caio Júnior. A confiança do treinador – apesar da mídia nacional continuar ignorando o Paraná – está no equilíbrio e na coesão do elenco, que consegue aliar a experiência de Flávio, Émerson, Beto e Neguete com o talento de Maicosuel, Sandro e Leonardo.

Voltar ao topo