Kvitova vence e Zvonareva avança à semifinal do Masters

Classificada por antecipação à semifinal do Masters da WTA, a checa Petra Kvitova fechou com 100% de aproveitamento, nesta sexta-feira, a sua participação na primeira fase do torneio que reúne as oito melhores tenistas desta temporada. Ela obteve o feito ao derrotar a polonesa Agnieszka Radwanska por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7/4) e 6/3, em Istambul, na Turquia.

Com três vitórias em três jogos, Kvitova ficou na liderança do Grupo Vermelho da competição e irá enfrentar a australiana Samantha Stosur, segunda colocada do Grupo Branco, em uma das semifinais. Já o outro confronto que valerá um lugar na decisão irá reunir a bielo-russa Victoria Azarenka, líder do Grupo Branco, e a russa Vera Zvonareva, vice-líder da outra chave.

Zvonareva, que nem precisou entrar em quadra nesta sexta para avançar, acabou beneficiada pela derrota de Radwanska. A polonesa precisava ganhar apenas um set diante de Kvitova para avançar à semifinal, mas foi derrotada por 2 a 0 e o fato provocou um tríplice empate no saldo de sets (primeiro critério de desempate) entre Radwanska, Zvonareva e a dinamarquesa Caroline Wozniacki. Todas elas ganharam três sets e perderam cinco, e a russa levou a melhor no segundo critério de desempate, que é a média de games vencidos.

Um último jogo, sem efeito para a classificação das chaves do Masters da WTA, irá fechar nesta sexta a primeira fase da competição. Azarenka enfrentará a francesa Marion Bartoli, escalada de última hora para substituir Maria Sharapova. A tenista russa abandonou o torneio por causa de lesão e acabou ficando fora das semifinais em Istambul.

Para conquistar a sua terceira vitória seguida no Masters e fechar a primeira fase sem perder nenhum set, Kvitova mostrou solidez no fundo de quadra, com 42 winners contabilizados, e aproveitou quatro das seis chances que teve de quebrar o saque da adversária, que só conseguiu converter três de nove break points.

As semifinais do Masters da WTA serão disputadas neste sábado, enquanto a decisão está agendada para domingo. Eliminada precocemente da disputa pelo título na Turquia, a dinamarquesa Caroline Wozniacki teve como consolo o fato de que encerrará, pelo segundo ano seguido, uma temporada na liderança do ranking mundial, o que acabou sendo garantido após a desistência de Sharapova da competição.