Judocas brasileiros faturam dois bronzes em Tóquio

O Brasil encerrou a sua participação no Grand Slam de Judô de Tóquio, a penúltima competição da atual temporada do circuito mundial de judô, com a conquista de duas medalhas de bronze neste domingo. Os lutadores Mayra Aguiar (até 78kg) e Rafael Silva (mais de 100kg) subiram ao pódio no último dia de competições. Além destas medalhas, os judocas do País conquistaram no sábado uma prata com Leandro Guilheiro (até 81kg) e um bronze com Rafaela Silva (até 57kg).

Com esses resultados, o Brasil terminou em quinto lugar no quadro de medalhas do Grand Slam de Tóquio, que conta pontos para o ranking da Federação Internacional de Judô e definirá os atletas classificados para a Olimpíada de Londres, em 2012. Anfitrião, o Japão dominou completamente a disputa e faturou 11 das 14 medalhas de ouro em disputa.

A medalha de bronze em Tóquio foi a primeira a ser conquistada por Rafael Silva em um Grand Slam. Na estreia, o brasileiro venceu o japonês Ryu Shichinohe na decisão dos árbitros. Depois, superou o romeno Vladut Simionescu por ippon e o holandês Luuk Verbij por wazari. Na semifinal, perdeu para o russo Alexander Mikhaylin pela decisão dos árbitros.

Mayra Aguiar, que conquistou a sua quinta medalha em um Grand Slam, venceu a italiana Assunta Galeone por ippon e a alemã Luise Malzahn por wazari. Porém, a brasileira parou nas semifinais ao perder para a norte-americana Kayla Harrison e precisou se contentar com a medalha de bronze.

Os outros brasileiros que competiram neste domingo em Tóquio foram eliminados precocemente. Na categoria até 100kg, Luciano Corrêa perdeu na estreia para o japonês Haga Ryunosuke por yuko, enquanto Leonardo Leite venceu o japonês Yusuke Kumashiro, por ippon na primeira luta, mas perdeu em seguida para o russo Sergei Samoilovich, por wazari. Já Daniel Hernandes (100kg)foi derrotado na primeira luta pelo holandês Luuk Verbij.

Voltar ao topo