Jade Barbosa fica com a prata na Copa do Mundo de Ginástica

Jade Barbosa, de apenas 16 anos, continua dando mostras de que logo será uma das maiores ginastas do mundo e a principal estrela brasileira na modalidade. Ela conquistou neste sábado (27) a primeira medalha brasileira na etapa alemã de Stuttgart, da Copa do Mundo de Ginástica Artística, com a prata no salto, repetindo desempenho da etapa de Cottbus, também na Alemanha, em março.

Jade ficou atrás apenas da grande favorita, Oskana Chusovitina, usbeque naturalizada alemã, que foi perfeita e fez 14.762 pontos diante de 14.573 dela. O bronze ficou com a australiana Daria Joura (14.262). A prata garantiu a presença de Jade amanhã no desafio dos vencedores, no qual as três melhores de cada aparelho disputam final com uma atleta da casa.

E Jade tem de comemorar muito a conquista. Chusovitina é uma atleta excepcional no salto. A alemã já havia ganho o ouro em Cottbus, em março e foi campeã mundial do aparelho – disputou 7 vezes a competição – em 2003, em Anaheim, também na Alemanha. No currículo, tem três Olimpíadas disputadas (Barcelona em 1992), Atlanta (96) e Atenas (2004.

Nervosismo

A revelação brasileira não teve a mesma sorte na final das barras assimétricas. Repetindo erro apresentado no aparelho nos Jogos Pan-Americanos do Rio, ela escorregou, sofreu uma queda – voltou e terminou a apresentação – e acabou na oitava e última colocação, com apenas 12.200 pontos. Não houve surpresas na conquista das medalhas: ouro para a ucraniana Dariya Zgoba, prata para a australiana Daria Joura e bronze para Zhuoru Zhou, da China, uma repetição das posições nas eliminatórias de sexta-feira.

Voltar ao topo