Hiddink promete “trair” a pátria para levar Rússia às semifinais

Um holandês quer arruinar o sonho dourado da Holanda. Guus Hiddink, técnico da Rússia, está muito animado para mandar para casa a equipe que mostrou o melhor futebol da primeira fase da Eurocopa, no duelo deste sábado (21) pelas quartas-de-final, às 15h45 (de Brasília), na Basiléia. O rodada treinador encarou com bom humor o fato de enfrentar o seu país.

"Quero ser um grande traidor nesse jogo. Se soubesse cantar o hino russo eu cantaria, porque acho a melodia muito bonita. Se é para ser um traidor, então quero ser um traidor completo", brincou Hiddink. O técnico que levou a Holanda ao quarto lugar da Copa de 1998 rodou mundo depois disso, treinando a Coréia do Sul no Mundial de 2002 e a Austrália em 2006, antes de assumir a seleção russa.

Hiddink aposta num jogo aberto, já que considera os dois times muito ofensivos. "O bom desta Eurocopa é que os times que jogam para a frente estão avançando. Jogar na defesa não leva a nada". Quem se classificar neste sábado enfrentará Itália ou Espanha (que jogam no domingo) na semifinal. O que preocupa o técnico é a condição física dos jogadores russos, que entraram em campo quarta-feira (18) contra a Suécia. "Nosso estilo requer muito físico, e tivemos pouco tempo de descanso", lamenta.

A Holanda terá todos os titulares em campo – inclusive o lateral Boulahrouz, que quarta-feira recebeu a notícia da morte de seu filho de seu filho que nasceu prematuro. "Boulahrouz disse que podemos contar com ele", afirmou o técnico Marco van Basten. Ele não quis falar muito sobre o fato de enfrentar um time dirigido por um compatriota. "Vamos jogar contra a Rússia, não contra Guus Hiddink".

Em campo, a novidade será Robben, que só foi titular contra a Romênia – ele se recuperava de contusão e entrou no segundo tempo contra Itália e França. Agora, toma o lugar ocupado nos primeiros jogos por Engelaar.

Ficha Técnica

Holanda – Van der Sar; Boulahrouz, Ooijer, Mathijsen e Van Bronckhorst; De Jong, Van der Vaart e Sneijder; Kuyt, Van Nistelrooy e Robben. Técnico: Marco van Basten.

Rússia – Akinfeev; Anyukov, Ignashevich, Kolodin e Zhirkov; Semak, Zyryanov, Semshov e Bilyaletdinov; Arshavin e Pavlyuchenko. Técnico: Guus Hiddink.

Árbitro: Lubos Michel (SVQ).

Horário: 15h45 (de Brasília).

Local – Estádio Saint-Jakob, na Basiléia (SUI).

Voltar ao topo