Handebol do PR invicto nos JEBs

Os rapazes do Colégio Estadual Olavo Bilac, do Paraná, praticamente garantiram, ontem, o primeiro lugar do grupo A do torneio masculino de handebol das Olimpíadas Escolares JEBs 2005, que estão sendo realizadas em Brasília. A equipe superou, por 29 a 21, os alunos do Colégio Marista de Natal (RN) no ginásio da Universidade Católica de Brasília, pela segunda rodada, garantindo um lugar na próxima fase. O triunfo teve ainda um outro significado para o time paranaense, treinado por uma mulher, a professora Elza Giovanelli Balan: mais um passo no caminho para superar o trauma de perder uma final há menos de uma semana.

"Na quarta-feira passada, perdemos por um gol na final dos Jogos da Juventude do Paraná. Então, a equipe veio direto para Brasília com o intuito de deixar para trás aquele resultado e sair daqui com o título", disse Elza.

A técnica esclareceu que os alunos do Olavo Bilac representaram o município de Cambé na principal competição estudantil do estado do Paraná. Segundo ela, os estudantes vêm demonstrando muita disposição para corrigir os erros apresentados durante os Jogos da Juventude. A opinião da comandante é compartilhada por Bruno Mendes, artilheiro com oito gols na vitória sobre o Marista, de Natal.

"Não jogamos bem no primeiro jogo (vitória sobre o Colégio Antônio da Silva -RJ). Mas hoje a gente evoluiu. O time do Rio Grande do Norte deu muito trabalho", disse Bruno, de 16 anos e 1,84m.

No outro jogo do grupo A, ontem, a equipe do Antônio da Silva (RJ) se recuperou, ao superar o Colégio São Geraldo (TO), por 45 a 12. Hoje, cariocas definem seu futuro contra o Marista, enquanto os paranaenses encaram o lanterna São Geraldo.

As Olimpíadas Escolares prosseguem até domingo e reúnem cerca de 2.500 alunos entre 15 e 17 anos, de 520 entidades de ensino públicas e privadas de todo o País, que disputarão medalhas em oito modalidades, além do handebol, atletismo, basquete, futsal, judô, natação, vôlei e xadrez. A competição é uma realização do Comitê Olímpico Brasileiro e Ministério do Esporte.

Voltar ao topo