Hamilton vence em Mônaco e assume a liderança no Mundial de F1

Lewis Hamilton não deu muita bola para o favoritismo da Ferrari e venceu domingo o GP de Mônaco, reassumindo a liderança do Mundial de Fórmula 1 depois de uma corrida em que mostrou muita competência, velocidade e uma dose de sorte.

Sorte na sexta volta, quando bateu a roda traseira direita de seu McLaren no guard-rail da curva da Tabacaria e apenas furou o pneu. Sorte logo depois, quando Coulthard e Bourdais se acidentaram, forçando a entrada do safety-car – o que anulou a vantagem que os líderes começavam a abrir. E sorte no meio da prova, quando a Ferrari errou na estratégia, apostando numa chuva que não veio.

Felipe Massa largara na pole e vinha bem até a 15.ª volta, quando deixou o carro escorregar na curva Sainte-Dévote, perdendo a posição para o impecável Robert Kubica, da BMW Sauber. Mesmo assim, Felipe se manteve na briga, recuperando a posição quando o polonês parou nos boxes pela primeira vez.

Só que a pista começou a secar, e estava chegando a hora de o brasileiro fazer seu primeiro pit stop. A Ferrari apostou nos seus serviços meteorológicos. Achava que ia voltar a chover. E decidiu encher o tanque de Massa para que ele não precisasse parar mais, ficando com pneus para pista molhada.

Não choveu. Por muito tempo, Felipe andou com os pneus errados e com o carro pesado, enquanto seus adversários lidavam melhor com a situação. Hamilton, principalmente, que levou a prova e a ponta da classificação. ?Mas fiz seis pontos importantes, o campeonato está totalmente aberto?, disse Massa.

Rubinho e Nelsinho

Demorou. Foram 22 corridas longe da zona de pontos até Rubens Barrichello finalmente voltar a ficar entre os oito melhores. Ele foi o sexto em Mônaco. O piloto da Honda comemorou bastante o resultado, apenas lamentando o tempo que perdeu atrás de Jarno Trulli. ?É uma sensação ótima voltar aos pontos, e estou realmente feliz por mim e pela equipe?, declarou Rubens.

Já Nelsinho Piquet não completou a prova, pela quarta vez em seis etapas neste ano. O brasileiro da Renault abandonou na 47.ª volta após escapar e bater na curva Sainte-Dévote. ?Tive um fim de semana muito difícil e estou muito decepcionado com o resultado de hoje?, falou o piloto. ?Decidimos assumir o risco de trocar os pneus intermediários para os de pista seca. Infelizmente a pista ainda estava úmida e acabei batendo. Mas não vou ficar com pena de mim mesmo. Agora, o foco é a corrida do Canadá?, finalizou.

Voltar ao topo