Grêmio aproveita ausência de Neymar e bate o Santos

O Grêmio venceu o Santos debaixo de muita chuva neste domingo, por 1 a 0, na Vila Belmiro, pela 30.ª rodada do Campeonato Brasileiro, após um falha do goleiro Rafael, que completou 100 jogos pela equipe santista. O time gaúcho havia feito o mesmo placar no último dia 5, em Porto Alegre. Com o resultado, a equipe gaúcha, que vinha de duas derrotas, para Coritiba e Figueirense, e que só tinha saído de Santos como vencedor uma vez, em 1999, chegou aos 42 pontos.

Já o Santos, que não contou com Neymar, expulso na última partida, segue com os mesmos 38 pontos e amarga a segunda derrota consecutiva – o time do técnico Muricy Ramalho perdeu na rodada anterior para o Atlético-MG.

O Grêmio não se intimidou por estar jogando fora de casa e tomou a iniciativa no começo do jogo. Logo aos 3 minutos, após cobrança de escanteio ensaiada, André Lima fez o gol, mas o árbitro invalidou a marcação porque o atacante estava impedido. Aos 19, Marquinhos foi lançado em profundidade. Edu Dracena fez a proteção para o goleiro Rafael, só que ele saiu mal e acabou deixando a bola escapar. André Lima pegou a sobra e o goleiro santista se viu obrigado a fazer o pênalti. Douglas bateu, Rafael defendeu, mas no rebote Escudero empurrou para dentro: Grêmio 1 a 0.

Sem velocidade e criatividade, o Santos ameaçou a meta de Victor apenas três vezes na primeira etapa da partida. Aos 6 minutos, após cruzamento da direita, Borges completou de carrinho e a bola passou à esquerda do goleiro do Grêmio. Aos 38, Arouca cruzou novamente da direita e Borges, desajeitado, desviou de cabeça para fora. Seis minutos depois, Ibson recebeu dentro da área e chutou forte. A bola foi no meio do gol e Victor segurou firme.

A etapa complementar começou e a chuva continuava a encharcar o gramado. O Santos voltou melhor e quase empatou no início do segundo tempo. Aos 6 minutos, Danilo cruzou, Borges acertou uma forte cabeçada e Victor espalmou para escanteio. Dois minutos depois, após novo cruzamento de Danilo, Victor saiu mal e a bola sobrou para Henrique. O volante chutou, mas o goleiro se esticou todo e conseguiu colocar para escanteio.

A resposta do Grêmio veio aos 11 minutos. Escudero recebeu dentro da área, puxou para a perna direita e finalizou. Rafael se esticou e fez grande defesa. Dois minutos depois, Douglas cruzou na área e André Lima, sozinho, cabeceou mal e Rafael praticou outra boa defesa. O Santos pressionou no fim da partida, mas não teve sucesso.

Ficha técnica:

Santos 0 x 1 Grêmio

Santos – Rafael; Edu Dracena, Bruno Rodrigo, Durval e Danilo (Leandro Silva); Henrique, Arouca e Ibson (Tiago Alves); Rentería (Breitner), Alan Kardec e Borges. Técnico: Muricy Ramalho.

Grêmio – Victor; Mário Fernandes, Gilberto Silva, Rafael Marques e Júlio César (Bruno Collaço); Fernando; Fábio Rochemback, Douglas, Marquinhos (Adílson) e Escudero (Diego Clementino); André Lima. Técnico: Celso Roth.

Gol – Escudero, aos 20 minutos do primeiro tempo.

Cartões amarelos – Rafael e Edu Dracena (Santos); Fernando e André Lima (Grêmio).

Árbitro – Emerson de Almeida Ferreira (MG).

Renda e público – não disponíveis.

Local – Estádio da Vila Belmiro, em Santos (SP).

Voltar ao topo