Goleiro do Santos pego no antidoping

Rio – O goleiro Felipe, do Santos, foi flagrado no exame antidoping por uso de substância ilegal utilizada no tratamento de edemas associados a problemas no coração, fígado ou rins. A CBF divulgou ontem o resultado do exame do atleta, de 18 anos, feito no dia 8 de outubro de 2006. Na ocasião, a equipe santista derrotou o Grêmio, por 1 a 0, na Vila Belmiro, em partida válida pela 28.ª rodada do Brasileirão.

Tal fato pode mudar a classificação final da competição. O motivo: se o Santos for condenado pela Justiça esportiva – possibilidade remota -, o time gaúcho ganhará os três pontos do duelo e, de quebra, será declarado o vice-campeão do torneio, ultrapassando o rival Internacional. De qualquer maneira, o Peixe permanecerá na quarta posição e, portanto, disputará a Libertadores de 2007.

A CBF informou que a substância – um diurético chamado hidrocloratiazida – é proibida pelo Regulamento de Controle de Dopagem da entidade. Por determinação do STJD, o goleiro está suspenso preventivamente por 30 dias.

A Procuradoria do STJD vai oferecer denúncia contra o atleta na semana que vem e ele será julgado por uma das comissões disciplinares do tribunal em janeiro, por causa do recesso de fim de ano.

Felipe vai ser indiciado no artigo 244 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) -ser flagrado, comprovadamente dopado, dentro ou fora da partida, prova ou equivalente – e pode ser suspenso por 120 a 360 dias. O Santos tem cinco dias para apresentar a defesa.

Voltar ao topo