Sobrando eleitor

FPF encerra prazo eleitoral. Cury e Gomyde dizem ter maioria

Encerrado o prazo para inscrição de chapas na eleição da Federação Paranaense de Futebol, dois grupos formalizaram participação no pleito, mas, dificilmente, teremos um bate-chapa de verdade na assembleia geral do dia 21. O regulamento da eleição exige o apoio de 30 clubes ou ligas em dia com a federação, de um universo de 59 que, hoje, reúnem condições, segundo a Comissão Eleitoral, o que inviabiliza a participação de mais de uma chapa. Assim, embora a chapa de situação, liderada pelo presidente Hélio Cury, tenha sido registrada com 45 apoios e a de oposição, que tem Ricardo Gomyde na cabeça, com 37 subscrições, esses números deverão sofrer várias alterações.

Para se ter uma ideia, os nomes de 13 equipes constam nas listas das duas chapas, o que é vedado pelo regulamento que, se for levado ao pé da letra, favorece a chapa de Cury, que foi registrada antes, já que um de seus artigos veda a revogação de apoios após o registro de chapa. “Muitas dessas assinaturas da chapa deles foram colhidas antes do período eleitoral e antes mesmo de se haver a articulação de uma outra chapa. Assim, entendemos que a comissão eleitoral reconhecerá o direito de cada clube e liga em apoiar quem achar melhor e não se prender a essa formalidade. Na nossa interpretação, a revogação pode ocorrer até o período de homologação das chapas, que ocorrei hoje (ontem). Se isso não for respeitado, tomaremos as medidas judiciais cabíveis”, disse o advogado Luiz Fernando Pereira, que participou da coletiva de lançamento da chapa de Gomyde.

Além de registrar sua chapa com 13 nomes que já constavam na lista de Cury, Gomyde também contabilizou entre seus apoiadores oito clubes que não estão na lista de aptos a votar divulgada pela comissão eleitoral, entre eles os times amadores femininos Assaí e Iguaçuense, que constavam na lista inicial e foram impugnados pelo próprio grupo de Gomyde. Além dos dois clubes femininos, constam na lista de Gomyde Batel, Andraus, Olimpique, Cascavel CR, Arbesc e Roma Apuracana, que estariam desfiliados da FPF por alguma pendência com a entidade, mas alguns deles, como Batel e Andraus, estão, neste momento, disputando a Segunda Divisão do Campeonato Paranaense.

“Podemos falar com segurança que vencemos a eleição. Temos 37 apoios formalizados, é a maioria dos filiados à Federação e estão todos aptos a votar, se não pela comissão eleitoral, ao menos pela Justiça”, disse Gomyde.

Prazos

Encerrado o período de inscrições, a comissão eleitoral abriu prazo de dois dias para possíveis impugnação de chapas, prazo que se encerra amanhã. Após julgar tais impugnações é que a comissão se manifestará sobre a homologação ou não dos candidatos. “Vamos esperar que o bom senso prevaleça e que a comissão respeite a opinião dos filiados à Federação e reveja esse regulamento esquizofrênico. O caminho da Justiça só será tomado em último caso”, disse Luiz Fernando Pereira.