Fluminense ganha e passa à semifinal da Sul-Americana

O Fluminense deu mais uma prova de que realmente está em um momento de considerável evolução. O time tricolor carioca derrotou a Universidad de Chile por 1 a 0, nesta quinta-feira, em Santiago, e conseguiu a classificação às semifinais da Copa Sul-Americana. Enfrentará agora o Cerro Porteño, do Paraguai.

Ao fim do jogo, os chilenos tentaram iniciar uma briga, enquanto os brasileiros comemoravam dentro do gramado. “Fizemos uma partida irretocável. Esses meninos estão de parabéns”, vibrou o técnico Cuca, que agora tenta recuperar fisicamente a equipe para o jogo contra o Palmeiras, no domingo, pelo Campeonato Brasileiro.

O Fluminense, que chegou ao oitavo jogo sem derrota, dominou o primeiro tempo. Consistente na marcação, o time carioca não sofria pressão dos donos da casa, em parte por conta do bom posicionamento, em parte pela satisfação chilena em administrar o resultado que lhe era favorável – o jogo de ida, no Rio de Janeiro, havia terminado em empate por 2 a 2.

Quando apresentava um pouco de volúpia ofensiva, o time tricolor levava perigo. Maicon perdeu duas boas chances – uma incrível, aos 24 minutos.

Mariano levantou na área, o goleiro Pinto falhou e o atacante chutou para fora com o gol vazio.

Fred também desperdiçou boa chance aos 12 minutos. Na única chegada do Universidad de Chile, Rojas chutou fraco para defesa de Rafael. “Fomos muito melhor. Falta apenas acertar o último passe, a bola para o Fred, que sai o gol”, disse Cuca, à saída para o intervalo.

O gol realmente saiu, ironicamente quando a qualidade do jogo caiu. Aos 15 minutos, Maicon cruzou da direita e Fred subiu mais que a defesa para cabecear no canto direito do goleiro Pinto.

O time chileno precisava empatar para avançar, mas era incapaz de construir tramas ofensivas realmente contundentes e pouco ameaçava a meta de Rafael. Foi o Fluminense que quase ampliou, com Fred, aos 32 minutos, mas Pinto fez boa defesa.

O Universidad ainda tentou na base do desespero, alçando bolas na área, mas sem sucesso. Vitória para animar ainda mais o time em sua luta contra o rebaixamento no Brasileirão.

Ficha técnica

Universidad de Chile 0 x 1 Fluminense

Universidad de Chile – Miguel Pinto; González (Diaz), Victorino, Olarra e Contreras; Seymour (Nelson Pinto), Iturra, Rojas e Montillo (Maurício Gomes); Puch e Manuel Olivera. Técnico: José Basualdo.

Fluminense – Rafael; Gum, Dalton e Digão; Mariano, Diguinho, Diogo, Conca (Maurício) e Marquinho (João Paulo); Maicon e Fred (Alan). Técnico: Cuca.

Gol – Fred, aos 15 minutos do segundo tempo.

Cartões amarelos – Gonzalez, Victorino, Rojas e Olarra (Universidad de Chile); Fred, Conca e Diguinho (Fluminense).

Árbitro – Saul Laverni (Fifa-Argentina).

Renda e público – Não disponíveis.

Local – Estádio Santa Laura, em Santiago (Chile).

Voltar ao topo