Flamengo derrota o Corinthians e assume a liderança

Beneficiado pela derrota do São Paulo para o Goiás, o Flamengo tornou-se o novo líder do Campeonato Brasileiro ao derrotar o Corinthians por 2 a 0 neste domingo, no Estádio Brinco de Ouro, em Campinas. A equipe carioca garantiu ainda uma vaga na Copa Libertadores.

Com a vitória, o Flamengo chegou a 64 pontos, dois a mais do que Internacional, São Paulo e Palmeiras, que ainda estão na briga pelo título. Já o Corinthians segue com 49 pontos, na décima colocação.

Para sagrar-se campeão brasileiro, o Flamengo precisa apenas de uma vitória contra o Grêmio, no Maracanã, no próximo domingo. Sem mais pretensões no Campeonato Brasileiro, Corinthians e Atlético Mineiro apenas cumprem tabela no Mineirão na última rodada.

O Flamengo mostrou-se muito tranquilo durante todo o jogo, apesar da ausência de Adriano, por conta de uma contusão no pé esquerdo. A confiança não diminuiu em nenhum momento, seja no anúncio do gol do ex-líder São Paulo no Serra Dourada, ou na cabeçada de Álvaro que acertou a trave esquerda de Felipe, ainda no início da partida.

As coisas começaram a piorar para o Corinthians ainda na metade do primeiro tempo, quando Ronaldo sentiu um desconforto muscular após um pique e precisou ser substituído por Souza. “Ele sentiu a coxa no momento do chute e ainda e ainda é preciso fazer um novo exame para saber se é de primeiro ou segundo grau e o tempo de recuperação”, informou o médico corintiano Paulo Faria. Antes, Edu também sentiu lesão e precisou de substituição.

Melhor na partida desde o início, o Flamengo marcou o primeiro aos 26 minutos do primeiro tempo. Toró bateu rápido uma falta do meio-de-campo e encontrou Zé Roberto bem posicionado. O meia-atacante ganhou de Jucilei no corpo, invadiu a área e bateu entre as pernas de Felipe.

Nervosos, os jogadores do Corinthians reclamavam muito da arbitragem, principalmente das faltas não marcadas. Tanto que Mano Menezes acabou expulso antes mesmo do final do primeiro tempo. Defederico também perdeu grande chance antes do intervalo, após receber de Souza na área e limpar o goleiro Bruno. Ronaldo Angelim salvou o chute fraco em cima da linha.

No segundo tempo, o Flamengo cadenciou o jogo. O Corinthians, desanimado após a expulsão de Mano Menezes, também não contribuiu para manter o bom ritmo da primeira etapa, principalmente após nova expulsão, agora de Chicão, por cometer uma falta no meio-de-campo.

Com o passar do tempo, os corintianos aumentaram as reclamações com a arbitragem. O momento de maior revolta ocorreu no minuto final, quando Léo Moura caiu na área corintiana em disputa de bola com Dodô. Roman marcou o pênalti, indignando o goleiro Felipe, que sequer foi na bola para evitar o gol do mesmo Léo Moura.

FICHA TÉCNICA:

Corinthians 0 x 2 Flamengo

Corinthians – Felipe; Jucilei, Chicão, Paulo André e Escudero (Dodô); Edu (Moradei), Elias, Boquita e Defederico; Jorge Henrique e Ronaldo (Souza). Técnico: Mano Menezes.

Flamengo – Bruno; Leonardo Moura, Álvaro, Ronaldo Angelim e Juan; Airton, Toró, Willians e Petkovic (Fierro); Zé Roberto e Bruno Mezenga (Dênis Marques). Técnico: Andrade.

Gols – Zé Roberto, aos 26 minutos do primeiro tempo; Leonardo Moura (pênalti), aos 49 minutos do segundo tempo.

Árbitro – Evandro Rogério Roman (Fifa-PR).

Cartões amarelos – Moradei, Souza, Elias, Escudero, Paulo André, Felipe, Álvaro, Toró, Ronaldo Angelim e Petkovic.

Cartão vermelho – Chicão.

Renda – R$ 723.800,00.

Público – 25.691 pagantes.

Local – Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas.

Voltar ao topo