Fischer busca 1ª vitória no ciclismo

São Paulo – Premiado pela União Ciclística Internacional (UCI) como o destaque da modalidade na Europa no ano passado, o catarinense Murilo Fischer, de 26 anos, inicia a temporada 2006 lutando por sua primeira vitória na Copa América. A prova será disputada domingo, no autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, a partir das 9h40 (com Globo).

Esta é a quarta participação de Fischer na prova que abre o calendário brasileiro. "Meu objetivo é fazer parte da festa. Hoje, o ciclismo está muito programado e certamente não estou no melhor de minha forma. Mas, claro, vou brigar e fazer o melhor possível para vencer a prova", afirmou. Sua melhor colocação na Copa América foi um segundo lugar conquistado em 2001, quando ficou atrás de André Grizante.

"A prova é muito bonita, é um belo show. Provas como essa, rápidas, com ataques, conseguem resumir com beleza as provas clássicas, de longa duração. O ciclismo brasileiro está impressionando os europeus pela organização e crescimento nos últimos anos", disse Fischer.

Na Europa desde 2002, o catarinense teve um desempenho brilhante em 2005, pela equipe italiana Naturino/Sapore di Mare. Além de ter garantido o título do circuito europeu da UCI, ele chegou em quinto lugar no Mundial de Madri, melhor colocação brasileira na história. Ele venceu os GPs de Prato, Castel Fidardo, Bioera e Beghelli, na Itália, e também uma etapa da Volta da China e duas da Volta da Áustria.

Para 2006, a expectativa é aprimorar seu rendimento, visando subir ao pódio no próximo Mundial. "É um ano bastante neutro, sem competições pan-americanas ou olímpicas. Por isso, vou me concentrar em melhorar minha colocação no Campeonato Mundial", afirmou Fischer.

Mais destaques

Além de Fischer, outros atletas de destaque do ciclismo nacional participarão da prova, como Luciano Pagliarini, recém-contratado pela equipe espanhola Saunier-Duval, que integra a lista das 20 equipes do circuito pro da UCI.

O velocista paranaense Nilceu Aparecido dos Santos, da Scott / São José dos Campos, é o atual campeão. "Estou me sentido muito bem e gosto de correr em Interlagos", afirmou o sprintista. O experiente Márcio May, tetracampeão da Volta de Santa Catarina, o jovem Breno Sidoti, de malas prontas para competir na Itália, e Roberson Figueiredo, campeão da 9 de Julho, são outras apostas da equipe.

Rodrigo "Morcegão" de Melo Brito, atual campeão da Copa da República, Antônio Nascimento, o "Tonho", da equipe Memorial, André Grizante e Renato Ruiz, da Extra, são outros nomes que chegam com boas condições.

Voltar ao topo