Felipão sonha com título na despedida de Portugal

A Eurocopa será a despedida de Luiz Felipe Scolari na seleção portuguesa. Desde 2003 no cargo, ele tem contrato somente até o final do torneio e não pretende renová-lo – assediado no mundo inteiro, pode acertar com o Chelsea, da Inglaterra. Antes do adeus, no entanto, o técnico brasileiro espera levar Portugal ao título que deixou escapar em 2004.

Na última Eurocopa, há quatro anos, Portugal foi a sede e, com Felipão no comando, tinha tudo para ser campeão. Mas perdeu a final para a Grécia. Agora, depois de ter sido a quarta colocada na Copa do Mundo da Alemanha, em 2006, a seleção portuguesa confia no talento de Cristiano Ronaldo para conquistar o título europeu.

Cristiano Ronaldo é apontado como o melhor jogador do mundo na atualidade, depois de comandar o Manchester United na conquista dos títulos do Campeonato Inglês e da Liga dos Campeões da Europa. Mas o temor dos portugueses é que ele não se concentre direito na Eurocopa, diante do assédio do Real Madrid e da indefinição sobre o seu futuro.

Mas Felipão mostra confiança em seu principal jogador. "Confio no seu crescimento durante o torneio. Sei que ele sabe responder. Hoje, é o melhor do mundo. Mas espero que jogue para a seleção. Eu quero que ele seja mais um da equipe portuguesa", afirmou o técnico brasileiro, ao falar de Cristiano Ronaldo.

De qualquer maneira, Felipão resolveu blindar Cristiano Ronaldo durante o torneio. O astro não dá entrevistas, justamente para evitar assuntos como uma possível transferência para o Real Madrid – a imprensa européia aponta como o maior negócio da história do futebol. "Nada fora da Eurocopa vai complicar sua vida", avisou o treinador.

FUTURO

Para conseguir o sonhado título europeu, Felipão voltou a pedir, em entrevista coletiva nesta sexta-feira (6), em Genebra, a união de todos os portugueses. Na cidade suíça, onde acontece o jogo deste sábado, contra a Turquia, bandeiras de Portugal estão em todas as partes, graças à comunidade de mais de 200 mil portugueses que vivem no país.

Mas, quando o assunto é o seu futuro, Felipão evita falar. "Vou pensar nisso depois da Eurocopa. Hoje, sou técnico de Portugal. O que vai ocorrer depois ainda não sei", explicou o treinador.

Na entrevista desta sexta-feira, Felipão tentou até demonstrar que poderia entender perguntas em inglês – seu futuro pode ser o Chelsea. Mas quando foi questionado por um jornalista de Londres, ele foi obrigado a colocar os fones de ouvido para escutar a tradução simultânea. "Inglês dos Estados Unidos eu até entendo. Mas o britânico é duro", justificou.

Voltar ao topo