Federer tem estreia difícil e caminho duro na Austrália

O sorteio das chaves do Aberto da Austrália, primeiro Grand Slam do ano, que começa na próxima segunda-feira, não foi dos melhores para o suíço Roger Federer. O líder do ranking mundial soube no final da noite de quinta-feira (no horário de Brasília) que terá pela frente o russo Igor Andreev, 36.º colocado do mundo, logo na estreia.

Federer enfrentou Andreev por duas vezes em torneios da ATP e venceu nas duas oportunidades. No último duelo, porém, precisou jogar cinco sets para superar o rival no US Open de 2008, depois de ter batido o adversário em um confronto de quatro sets no Torneio de Gstaad de 2004.

Além do jogo teoricamente complicado na estreia, Federer ainda poderá enfrentar o russo Nicolay Davydenko, atual campeão do ATP Finals e do último Torneio de Doha, nas quartas de final. Davydenko eliminou o suíço destas duas competições e tem boa chance de encontrar o suíço novamente.

E, caso passe por Davydenko em um possível confronto, Federer poderá ter pela frente na semifinal o sérvio Novak Djokovic, terceiro cabeça de chave, que também está no caminho do suíço até a decisão.

Davydenko fará a sua estreia contra um rival que virá no torneio qualificatório e poderá encarar o espanhol Carlos Moya na segunda rodada. Já Djokovic enfrentará o espanhol Daniel Gimeno-Traver no seu primeiro desafio. Se passar pela estreia, o sérvio terá uma segunda rodada teoricamente tranquila ao enfrentar o vencedor do duelo entre o australiano Marinko Matosevic e o suíço Marco Chiudinelli.

Já o espanhol Rafael Nadal, segundo cabeça de chave, deve fazer uma estreia sem problemas contra o australiano Peter Luczak, que joga como azarão diante da sua torcida. Caso confirme seu favoritismo, Nadal enfrentará na segunda rodada o vencedor do confronto entre o eslovaco Lucas Lacko e o argentino Leonardo Mayer, em outro possível duelo em que atuará como grande favorito.

O argentino Juan Martín del Potro, por sua vez, que se recupera de uma lesão no pulso e é o quarto cabeça de chave na Austrália, enfrenta na estreia o veterano norte-americano Michael Russell também como franco favorito, assim como Robin Soderling.

O sueco, que também enfrenta problemas com contusões e é o oitavo cabeça de chave em Melbourne, encara o espanhol Marcel Granollers na primeira rodada. Se vencer, poderá encontrar o brasileiro Marcos Daniel na segunda.