F-Cart larga para temporada 2003 nos EUA

A Cart -Championship Auto Racing Teams – começa sua temporada domingo, no circuito de rua de San Petersburgo, na Flórida, com um novo pacote técnico, pilotos menos conhecidos, novos circuitos e também uma pretensão: tornar-se a principal categoria de acesso à Fórmula 1. O Brasil tem um favorito ao título, que é o mineiro Bruno Junqueira (da equipe Newman-Haas). E ainda um veterano de volta às pistas – Roberto Pupo Moreno (que defenderá a Herdez) – e um piloto estreante -Mário Haberfeld (da equipe Conquest Racing).

A Rede TV! mostrará a corrida ao vivo, domingo às 15h. Hoje os pilotos disputam a primeira tomada oficial de tempos. “Poderemos cumprir perfeitamente essa função (de acesso), mantendo a competitividade, que é nossa principal marca”, diz Chris Pook, presidente da Cart.

No fim do ano, a Cart perdeu pilotos como Michael Andretti, Dario Franchitti, Kenny Brack e o brasileiro Tony Kanaan, que se transferiram para a IRL. E outro brasileiro, Christian Fittipaldi, que foi para a Nascar.

A categoria, com a saída das montadoras Honda e Toyota, fechou contrato com a Ford para o fornecimento de motores turbo Ford-Cosworth XFE por cinco anos. A maioria das equipes optou pelo chassis Lola (13 carros) contra os Reynard (cinco). Todos utilizam pneus Bridgestone.

Para o Brasil, a Cart tem duas novidades importantes. A primeira é a volta de Émerson Fittipaldi às pistas, dirigindo a equipe Fittipaldi/Dingman, que terá o estreante português Tiago Monteiro. A equipe utilizará chassi Reynard. “Estou animado e confiante de que a Cart voltará a ser uma grande categoria em pouco tempo”, disse o ex-piloto.

Voltar ao topo