Equador vence Costa Rica, leva vaga e classifica Alemanha

Hamburgo – O Equador bateu a Costa Rica por 3 a 0, na tarde desta quinta-feira (pelo horário alemão), em Hamburgo, e conquistou a inédita classificação para as oitavas-de-final da Copa do Mundo, em sua segunda participação. De quebra, garantiu a classificação da Alemanha, a quem enfrenta na próxima terça-feira, em Berlim. Detalhe: como tem melhor saldo de gols (5 a 3), terá a vantagem do empate contra os anfitriões para ficar com o primeiro lugar do Grupo A.

A vitória do Equador começou a ser construída da mesma maneira que no jogo contra a Polônia, na estréia: com um gol de Carlos Tenorio no primeiro tempo e outro de Agustín Delgado na etapa final. Nos descontos, Kaviedes fechou o marcador.

A equipe sul-americana dominou a partida e não deu chances à Costa Rica, que se ressentiu da apagada atuação de seu astro, Wanchope – antes da partida, o técnico do Equador, Luís Fernando Suárez, havia alertado que parar o atacante e seus municiadores, Gómez e Centeno, era a chave para a vitória.

O primeiro gol saiu logo aos 7 minutos, numa jogada pela direita de Valencia, concluída por Carlos Tenorio. A Costa Rica se abalou e pouco criou na primeira etapa – as primeiras finalizações só saíram depois dos 30 minutos de jogo -quando o técnico brasileiro Alexandre Guimarães já havia trocado o volante Fonseca pelo atacante Saborio.

O Equador apenas controlou o jogo e levou perigo em alguns contra-ataques. Na segunda etapa repetiu o bom início e em outra jogada pela direita, dessa vez iniciada pelo lateral De la Cruz, Delgado invadiu a área e tocou na saída do goleiro Porras.

A Costa Rica, abatida em campo, só conseguia chegar com chutes de longa distância, que não deram em nada. O time treinado pelo brasileiro Alexandre Guimarães, que pela segunda Copa consecutiva é eliminado na primeira fase, só levou algum perigo aos 43 minutos do segundo tempo, quando, numa cobrança de escanteio, Hernández acertou o travessão – gol que mudaria a história do grupo e daria à Alemanha a vantagem do empate no jogo de Berlim.

Já nos descontos, quando ninguém esperava mais nada da partida, Mendez fez boa jogada pela esquerda e cruzou para a área para Kaviedes, que havia substituído Carlos Tenorio na segunda etapa. O camisa 10 só escorou para o gol e pôs a pá de cal na equipe da Costa Rica.

Voltar ao topo