Empresários se unem para construir estádio pra seis mil

Colocar Morretes no mapa do futebol paranaense. Com esse objetivo foi apresentado, na tarde de ontem, o projeto de construção de um novo estádio na cidade histórica do litoral paranaense. Mas a iniciativa não se limita ao futebol. Além de arquibancadas para 6 mil pessoas, está prevista a construção de um complexo esportivo e educacional com quadra poliesportiva, piscina, pista de atletismo e salas de aula.

A idéia partiu do grupo empresarial J. Malucelli e conta com o apoio da Gerdau, América Latina Logística (ALL) e Ecovia, além da prefeitura local. Durante a reunião de ontem, na sede do Paraná Banco, em Curitiba, as plantas do estádio foram apresentadas pela primeira vez aos representantes das empresas, que sugeriram novas idéias e confirmaram apoio ao projeto.

A obra está orçada em R$ 814 mil e deve começar no primeiro quadrimestre de 2006. O local é o mesmo onde hoje fica o campo do Cruzeiro, time amador de Morretes. ?Nossa intenção é que o estádio fique pronto no início do Paranaense de 2007?, planeja Joel Malucelli, um dos idealizadores do projeto. ?A intenção é levar os jogos do Malutrom contra os grandes clubes de Curitiba para Morretes?, revela. O Malutrom S. A. é uma das empresas do grupo J. Malucelli.

?A população de Morretes é fanática por futebol e o estádio seria um incentivo para a formação de atletas?, diz Joel, acrescentando: ?as escolas do município poderão utilizar a estrutura a ser construída.?

Novidades

O projeto é de autoria do professor Mauro Lacerda Santos Filho, diretor do Setor de Tecnologia da Universidade Federal do Paraná. ?A universidade tem interesse de estudar como será a construção do estádio, que envolve novidades na área de engenharia. Além disso, é possível montar um projeto social através da UFPR, usando a infra-estrutura a ser construída?, explica Lacerda.

Uma das novidades apontadas pelo professor é a estrutura do estádio. Por sugestão da Gerdau, as arquibancadas serão construídas com perfis estruturais de aço. Segundo Lacerda, o material apresenta uma série de vantagens. ?É ecologicamente correto, pois reduz em até 95% a criação de resíduos. Outra grande vantagem é a rapidez, pois a estrutura chega ao local pronta. É só montar. E a durabilidade do material é a mesma, se não maior, que a estrutura de concreto.?

Turismo

Para o prefeito Elder Teófilo dos Santos, o projeto contribuirá para o desenvolvimento não apenas de Morretes, mas de toda a região. ?É uma grande oportunidade para incrementar o turismo?, avalia.

Outra inovação do estádio está justamente voltada para o apelo turístico. Os vestiários das equipes e dos árbitros ficarão dentro de vagões de trens restaurados, lembrando a histórica ligação de Morretes com a estrada de ferro da Serra do Mar.

Voltar ao topo