Embalado pelos garotos, Coxa vence 3ª seguida no Paranaense

O Coritiba entrou definitivamente na briga pelo título do Campeonato Paranaense. A vitória de 3 a 1 sobre o União Bandeirante, ontem à noite, no Couto Pereira, dá ao Coxa a vice-liderança do Grupo B, com 15 pontos, e a certeza de que o time tem tudo para garantir a classificação nas próximas rodadas, quando fará mais quatro partidas em Curitiba.

O resultado garantiu também a quebra de um tabu. A equipe alviverde não vencia três jogos consecutivos havia quase 11 meses. E mais uma vez os três pontos vieram através do ?garotos do Alto da Glória?. Keirrison, Henrique e Anderson Gomes, formados nas categorias de base do Coxa, marcaram os gols que fizeram a festa dos mais de 5 mil torcedores que acompanharam a partida.

E para valorizar ainda mais a prata-da-casa coxa-branca, outra jovem promessa fez sua estréia, agradando à torcida. O lateral Fábio Santos substituiu Julinho, que teve problemas familiares de última hora, e deu o passe para o primeiro gol da noite.

O jogo

Desde o início, o Coritiba dominava a posse de bola, mas não conseguia criar boas chances de gol. Os laterais alviverdes eram pouco acionados e os ataques pelo meio paravam sempre na marcação do União, que abusava das faltas violentas.

A partir dos 30?, o time de Bandeirantes resolveu jogar bola e começou a dificultar as coisas para o Coxa. Mas quando parecia que o União poderia surpreender, a garotada alviverde entrou em ação. Fábio Lopes aproveitou um rebote da zaga coxa-branca avançou pela direita, passou pela marcação e cruzou rasteiro. Keirrison dominou, tirou do goleiro e fuzilou para as redes, marcando seu terceiro gol na competição.

Atrás no placar, o União voltou para o segundo tempo se arriscando mais no ataque. Aos 8?, Tuti viu Arthur adiantado e bateu por cobertura, de fora da área, e quase acertou o ângulo.

A resposta coxa-branca não demorou muito e foi fulminante. Em cobrança de escanteio, Renan tocou para Eanes, que fez um cruzamento perfeito para Henrique. O zagueiro alviverde subiu e cabeceou forte, sem chances para Cleberson.

Com dois gols de vantagem, o Coritiba adotou uma postura mais cautelosa. O técnico Márcio Araújo colocou o volante Peruíbe no lugar do meia Renan e o time alviverde passou a valorizar a posse de bola. Aos 34?, as coisas melhoraram ainda mais para o time do Alto da Glória. O árbitro Jabe Cassou finalmente resolveu punir a violência do time do interior e expusou Rômulo após uma entrada forte em Peruíbe.

Parecia que a vitória coxa-branca estava assegurada, mas uma bobeira do setor defensivo quase complicou as coisas para a equipe do Alto da Glória. Zara recebeu sozinho na direta, cruzou bem e Aron subiu para marcar de cabeça.

O União chegou a assustar, mas aos 46? o Coxa matou o jogo definitivamente. Wilton Goiano cruzou da direita e Anderson Gomes, que havia acabado de entrar, marcou mais um gol de cabeça, fechando o placar no Couto Pereira.

No próximo domingo, o Coritiba enfrenta o Paranavaí, mais uma vez em casa. Já o União, que segue como vice-lanterna do grupo, com oito pontos, continua em Curitiba e encara o Paraná Clube, no Pinheirão.

Mácio tenta baixar euforia

A vitória sobre o União levantou o moral do grupo coxa-branca. Depois da partida, os jogadores alviverdes fizeram questão de destacar o poder de reação da equipe, que começou mal no campeonato, mas se recuperou e já ocupa a vice-liderança do Grupo B.

?No começo do campeonato, teve gente que duvidou do nosso grupo. Mas estamos conseguindo dar a volta por cima e mostrar que temos qualidade?, comemorava Eanes, destaque ontem.

Apesar de o Coritiba ainda não ter apresentado um futebol de encher os olhos do torcedor, o técnico Márcio Araújo estava satisfeito com o rendimento da equipe. ?Nós enfrentamos um adversário difícil, pela marcação forte que impôs. Mas o time soube manter a posse de bola e girar de um lado para o outro, procurando os espaços?, avaliou o treinador.

Mais uma vez, a garotada alviverde ganhou os elogios de todos. Por isso, Márcio Araújo já começa a pensar em como administrar um possível excesso de euforia sobre os jovens. ?A gente tem que analisar a resposta que eles estão dando dentro de campo. Vai ter atleta que vai sentir o peso da responsabilidade. Cabe a nós ter a sensibilidade de avaliar isso e talvez até tira-los do time quando precisar. Mas para isso é preciso ter elenco?, diz o técnico, pedindo reforços.

CAMPEONATO PARANAENSE
1.ª fase – 9.ª rodada – Grupo B
Em campo
Gols: Keirrison, aos 42? do 1.º tempo; Henrique, aos 16?; Aron, aos 36?, e Anderson Gomes, aos 46? do segundo tempo.
Árbitro: Jarbe Cassou
Assistentes: Sérgio Aparecido Aléssio e Paulo Cesar Mendes
Cartões amarelos: Rômulo, Zara, Ciro, Tuti, Luiz Henrique (União)
Cartão vermelho: Rômulo (União)
Público: 4.563 pagantes (5.258 total)
Renda: R$ 38.850,00
Local: Couto Pereira, em Curitiba

CORITIBA 3 x 1 UNIÃO BANDEIRANTE

Coritiba
Arthur; Wilton Goiano, Anderson (Vagner), Henrique e Fábio Lopes; Rodrigo Mancha, Jackson e Renan (Perube); Eanes, Ludemar (Anderson Gomes) e Keirrison. Técnico: Márcio Araújo.

União Bandeirante
Cleberson; Ciro, Diogo (Luiz Henrique) e Maurício; Zara, Cléber, Aron, Edson e Rômulo; Neném e Tuti. Técnico: Orlando Bianchini.

Voltar ao topo