Em 2005, sonho é o título paranaense

Na próxima quarta-feira o Paraná Clube inicia sua preparação para a disputa do Campeonato Paranaense. Desta vez, com uma base já constituída e um grupo quase fechado. É verdade que no mercado da bola, a qualquer momento, surgem transações. Em um clube que depende de parceiros comerciais, essa questão é potencializada. Porém, os dirigentes acreditam que não haverá fatos novos e a comissão técnica terá, ainda, que analisar alguns aspectos para que o elenco atinja o número ideal de 28 jogadores.

Alguns daqueles hoje relacionados devem ser emprestados e até liberados. Desta vez, apenas três atletas dos juniores serão promovidos – os zagueiros Alison e Albadilon e o meia Altiere -, numa guinada em relação ao início de 2004, quando a diretoria apostou em dez jogadores da categoria de base de uma só vez. Além do trio acima citado, o goleiro Júlio César e os atacantes Cacau e Vandinho já vinham sendo utilizados no time principal, o que deve se repetir no estadual. A relação com estes atletas chega hoje a 38 nomes.

"Haverá um enxugamento natural, pois queremos trabalhar com dois jogadores por posição", explica o vice de futebol José Domingos Borges Teixeira. Há, por exemplo, quatro goleiros na lista. Só que Flávio ainda não renovou e o contrato de Bader termina no fim deste mês. Por isso, Júlio César, ainda dos juniores e irmão de Darci, já está sendo entrosado ao grupo – na última partida do Brasileiro, ele ficou no banco de reservas. Com muitos zagueiros e volantes, é provável que o Paraná faça parcerias com equipes do interior para que jogadores mais jovens permaneçam em atividade.

O excesso de opções para a cabeça-de-área faz a diretoria repensar a contratação de Célio, do Palmeiras, que foi indicado por Paulo Campos. "Se ele vier, teremos que nos desfazer de alguém da posição", avisou José Domingos. Além dos titulares Axel e Beto, o Paraná já definiu a permanência de Messias e a comissão técnica teria ainda Goiano, João Vitor e Everton César para o setor. "Desta vez, iniciamos o ano com maiores opções. Assim, ficará mais fácil fazer os ajustes para começar com força o estadual, pois nosso objetivo é o título", disse José Domingos.

Entre reforços acordados e atletas que vêm para período de testes, o Paraná já possui nove "caras novas" no elenco. São eles: Toni (lateral-direito), Juliano (zagueiro), Hideo, Jefferson e Chu (meias), além dos atacantes Marlon (ex-Coritiba e Cene-MS), Toledo (ex-Inter), Nascimento (ex-Luverdense-MT) e Marlon (ex-Penapolense e com passagem pelo futebol hondurenho).

Voltar ao topo