Elenco do Paraná pode vestir camisa do Timãozinho

Ainda sem um calendário, o Paraná Clube já convive com algumas especulações em relação à formação de seu elenco para 2012. A diretoria estaria alinhavando uma parceria com o Corinthians Paranaense, que dependeria apenas de uma definição quanto ao início da Divisão de Acesso. A negociação envolveria empréstimo de atletas e até a cessão da Vila Capanema para jogos do Timãozinho na Primeira Divisão do futebol paranaense.

O assunto teria vindo à tona em algumas conversações com Joel Malucelli, presidente de honra do Corinthians-PR. O empresário também é dono de uma emissora de TV, a qual manifestou interesse na transmissão da Segundona paranaense. Isso poderia abrir caminho para a antecipação do torneio. Malucelli também teria acenado com a possibilidade de uma parceria, onde o Paraná cederia jogadores que não seriam utilizados no primeiro quadrimestre de 2012. “Sinceramente, essa possibilidade não chegou à diretoria do Paraná”, rechaçou o superintendente Celso Bittencourt.

Para o dirigente, uma negociação desse porte – envolvendo jogadores como Lisa e Cambará, por exemplo – não seria tão simples assim. “É algo complexo. Os jogadores pertencem a um empresário (Marcos Amaral) e não poderíamos tratar dessa questão sem a sua concordância”, lembrou Bittencourt. Especula-se que, na contrapartida, o Conrinthians também reforçaria o Paraná com alguns jogadores a partir de maio.

O dirigente, porém, revelou que muitas possibilidades estão sendo discutidas internamente, na busca por soluções imediatas e viáveis para que o Paraná consiga dar um encaminhamento efetivo ao seu departamento de futebol. O problema está justamente na indefinição quanto ao calendário do Paranaense da Segundona. Até aqui, o clube sabe apenas que vai encarar o Luverdense-MT, pela Copa do Brasil, no dia 7 (ou 14) de março. A tabela oficial deve ser divulgada hoje pela CBF. O Tricolor, de antemão, também tem a certeza de que no dia 19 (ou 18) de maio irá estrear na Série B do Brasileiro.

Caso a Divisão de Acesso tenha seu início somente em maio, o Paraná deverá formar um grupo enxuto nos primeiros meses da temporada. “Alguns garotos da base irão subir para o time profissional. Isso é certo. Mas não vamos disputar a Copa do Brasil com juniores apenas. É claro que, tendo apenas essa competição, será difícil mantermos alguns jogadores de salários mais elevados”, reconheceu Paulo César Silva. Hoje, o elenco do Paraná se restringe a treze atletas e as renovações do zagueiro Amarildo e do meio-campo Welington, por exemplo, estão em compasso de espera.