Djokovic derruba Nadal e fatura título em Wimbledon

O sérvio Novak Djokovic confirmou a condição de novo número 1 do mundo neste domingo e conquistou pela primeira vez o título do Torneio de Wimbledon, em Londres, ao derrotar o espanhol Rafael Nadal por 3 sets a 1, com parciais de 6/4, 6/1, 1/6 e 6/3. Sob os olhares de ex-campeões e do presidente do seu país, Boris Tadic, nas tribunas, o sérvio coroou a liderança do ranking com sua quinta vitória seguida sobre Nadal neste ano.

Djokovic, que assegurou a topo ao chegar à final, chegou ao seu terceiro título de Grand Slam, o segundo em 2011, e embolsou 1,2 milhão de euros (R$ 2,7 milhões) – soma ainda dois troféus no Aberto da Austrália. Neste ano, o sérvio já soma oito títulos.

Nadal, por sua vez, voltou a cair diante do rival. Ele já havia sido derrotado nas finais dos Masters 1000 de Indian Wells, Miami, Madri e Roma. Os revezes seguidos lhe custaram a posição de número 1 do mundo. No retrospecto geral, porém, ele ainda lidera a série, com 16 vitórias contra 11 de Djokovic.

Apesar da derrota, o espanhol segue com um grande retrospecto em Wimbledon. Sofreu apenas três derrotas – as outras duas foram também em finais, diante de Roger Federer – e vinha de uma série invicta de 20 partidas, com dois títulos.

O JOGO – Com arbitragem do brasileiro Carlos Bernardes, a decisão teve um início marcado pelo equilíbrio. Djokovic foi ligeiramente superior e aproveitou o único break point do set inicial, quando Nadal sacava em 4/5, para abrir vantagem no placar.

O sérvio embalou no segundo set ao acumular seguidas bolas vencedoras (registrou 27 em toda a partida, contra 21). O espanhol, por sua vez, oscilava no revés e falhava mais – ao todo, ele registrou 15 erros não forçados, contra 12 do adversário. Soberano, Djokovic dominou facilmente o set e abriu 2/0 na partida.

Depois do susto, Nadal equilibrou o duelo no terceiro set. Faturou sua primeira quebra na partida e ficou à frente no placar ao fazer 2/0. Mais sólido, o espanhol obteve ainda nova quebra e fechou o set em apenas 30 minutos.

A vitória no terceiro set parecia dar novo fôlego ao campeão do ano passado. Nadal começou melhor na quarta parcial e quase surpreendeu o rival no início. No entanto, desperdiçou um break point e viu o sérvio se recuperar rapidamente. Djokovic se defendeu bem e ainda impôs nova quebra ao rival: 2/0.

Sem entregar os pontos, Nadal devolveu a quebra logo na sequência, com uma pequena ajuda da sorte. A bola beliscou a fita e caiu do outro lado, sem dar chance ao sérvio. Mesmo sem mostrar a mesma eficiência do início, Djokovic continuou a exibir uma grande performance e não demorou para obter nova quebra. Fez 5/3 no placar e sacou firme na sequência para fechar o jogo, após 2h28min.

Voltar ao topo