Dia Internacional da Pessoa com Deficiência terá jogo de futebol

Cantores, atores, jogadores de futebol e atletas paraolímpicos participam nesta quarta-feira (3) de uma partida de futebol em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. O jogo faz parte da 2ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em andamento na capital federal.

Para o organizador da partida, o ex-goleiro da Seleção Brasileira de Futebol, Paulo Victor, o jogo servirá para mostrar que não há diferenças entre amputados e pessoas que se consideram normais.

“A partida de futebol é o esporte de maior inclusão. Este jogo também servirá pra angariar fundos para o Estado de Santa Catarina”, explica o ex-goleiro que é embaixador da Campanha da Acessibilidade lançada em 2006 pelo Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade).

Segundo o presidente do Conade, Alexandre Baroni, o propósito do evento esportivo é mostrar para a sociedade que o deficiente só terá um país acessível se as pessoas mudarem o seu conceito e passarem por cima do preconceito.

“Hoje é comemorado o Dia Internacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. E neste dia o mundo todo faz uma atividade para que as pessoas e a sociedade conheçam a capacidade de um portador de deficiência. No Brasil utilizamos o futebol como forma de superação”, afirmou Baroni.

O artilheiro paraolímpico, Mário Melo, é um dos atletas que vai participar da competição. Aos 17 anos teve a perna amputada devido a um câncer ósseo e há sete é jogador da seleção brasileira de futebol para amputados. “É um orgulho muito grande representar a categoria de todos os deficientes no esporte. Pois, ele é a inclusão e o resgate do portador no esporte” disse.

Além de Melo, participam da competição os cantores Leonardo e Fagner, o ator Marcos Frota, os jogadores Tafarel, Paulo Roberto, Éder, Roberto Dinamite, Dunga, Jorginho, Careca, Vampeta, Paulo Isidoro, além de 10 atletas paraolímpicos. O jogo será às 21h30, no Estádio Mané Garrincha e a entrada é franca.

A 2ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência encerra amanhã (4) com a escolha das 50 propostas referentes à saúde, reabilitação profissional, acessibilidade, educação e trabalho que irão integrar a política de inclusão das pessoas com deficiência.