Desfalques marcam o jogo Brasil e Inglaterra

Num dos clássicos mais badalados do futebol mundial, Brasil e Inglaterra se enfrentam hoje, a partir das 15h (de Brasília), no Khalifa International Stadium, em Doha, no Catar. Mas, dessa vez, o amistoso chama mais a atenção por causa da enorme quantidade de desfalques, tanto do lado brasileiro quanto do lado inglês.

No Brasil, o técnico Dunga não poderá contar com titulares indiscutíveis, como o zagueiro Juan e o atacante Robinho.

Mas a Inglaterra também não terá algumas de suas estrelas: os meias Lampard e Gerrard não jogam por contusão, enquanto o também meia Beckham foi liberado do amistoso para não atrapalhar sua equipe, o Los Angeles Galaxy.

Dunga enfrentou muitos problemas para montar a seleção brasileira neste amistoso contra a Inglaterra. Para começar, ele não convocou nenhum jogador que atua no Brasil, para não prejudicar os clubes na reta final do Brasileirão. Depois, o treinador perdeu o zagueiro Luisão, o volante Ramires e lateral-esquerdo Fábio Aurélio, todos por contusão.

O pior, porém, foi o caso da Roma, que não liberou Juan para se apresentar à seleção, alegando que o jogador está se recuperando de contusão.

Dunga não gostou da atitude do clube italiano, o que deve fazer a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) entrar com um protesto formal na Fifa, já que existe a obrigação de liberar os convocados.

Robinho, por sua vez, se apresentou normalmente ao técnico Dunga no Catar, mas ainda se recupera de contusão sofrida em setembro e será poupado no jogo diante da Inglaterra.

De qualquer maneira, existe a chance de ele jogar na terça-feira, quando o Brasil faz o seu último amistoso nesta temporada, contra a seleção de Omã, na cidade de Muscat.

A ausência de tantos jogadores abre a chance para quem ainda quer se firmar no grupo que disputará a Copa de 2010, na África do Sul.

Para substituir os contundidos, Dunga chamou o volante Fábio Simplício e os zagueiros Thiago Silva e Cris – este último se juntou apenas ontem ao grupo em Doha, sem participar dos treinos.

Entre os novatos, destaque para Michel Bastos, que será o titular da lateral-esquerda, posição mais indefinida no grupo que vai para a Copa. Quem também ganha chance de começar jogando é o zagueiro Thiago Silva e o atacante Nilmar, dois jogadores que já tiveram outras oportunidades e querem conquistar definitivamente a confiança de Dunga.

“Vários jogadores estão contundidos. Mas teremos a oportunidade de jogar contra um dos melhores times do mundo. A Inglaterra é um adversário muito forte e estamos pensando apenas em jogar bem”, avisou o meia Kaká, que é, ao lado do atacante Luís Fabiano, a principal esperança brasileira para derrotar a Inglaterra hoje.