Descubra as regras do Kitesurf

Kite em inglês = pipa, ou seja, surf com pipa. É uma mistura de windsurf com esqui, wakeboard, surf, vôo livre, em que o atleta desliza sobre a água em uma pranchinha ou um wakeboard, puxado pelo kite. É um esporte que não agride a natureza, pois é a interação do atleta com o vento e a superfície da água.



O Kitesurf é um esporte muito novo e praticado por muitos velejadores de windsurf. Em São Paulo, na represa de Guarapiranga, há praticantes desde 1998. No mundo é um esporte que vem ganhando terreno, já existem algumas revistas especializadas no mundo como a Kiteboarding.

As primeiras tentativas de usar o kite como vela foram no final da década de 70. De lá para cá os equipamentos foram evoluindo e o Kitesurf virou uma febre.

Em um recente campeonato na França foi registrado um salto com sete segundos de duração e há registros em vídeo de feras como Robby Naish, lenda viva no Windsurf, saltando a mais de 20 metros de altura com sua pipa.

Um equipamento de Kite é composto basicamente de duas partes: a pipa e a prancha. A pipa é construída do mesmo material dos para-quedas e possui o mesmo princípio de algumas pipas na qual podemos controlar sua trajetória. A prancha pode ser uma de surf com alças, um wakeboard ou a uma mistura das duas.

Os pontos positivos dos Kites são: o tamanho, a comodidade no transporte e pouco vento para executar manobras. Os pontos negativos: o perigo das linhas do Kite, que podem enroscar no pescoço dos atletas. Há registros de acidentes graves fora do Brasil. Ainda há poucos fornecedores de equipamentos. O esporte promete ser a nova febre do verão.

E-mail: emaestro@uol.com.br

Voltar ao topo