Decisão na primeira bateria

Muitos surfistas aproveitaram o último dia de treinos livres para a final do Circuito Brasileiro de Surfe Profissional, inclusive alguns candidatos ao título do SuperSurf 2005, como o paraibano Jano Belo, que está escalado para estrear logo na primeira bateria da competição prevista para ser iniciada às 8h de hoje, em Ubatuba. A última vez que o principal palco do litoral paulista recebeu a etapa de definição da temporada foi em 1996. Mas a Praia de Itamambuca entra na rota da decisão pela primeira vez, como circuito brasileiro. As previsões são de grande público e ondas pequenas nos primeiros dias. Mas elas devem subir para mais de 1,5m no fim de semana para fechar com chave de ouro o SuperSurf 2005.

Prêmio

O filme Fábio Fabuloso acabou de receber mais um prêmio de melhor filme nessa semana na II Mostra Internacional de Arte e Cultura Surf, em São Paulo. Agora, ele sai da tela para o mar e quando estrear na Praia de Itamambuca já estará assumindo a liderança do SuperSurf 2005, pois só agora ele vai completar os quatro resultados que são computados no ranking. Além dele, dos nove candidatos ao título de campeão brasileiro da temporada, apenas o carioca Pedro Henrique vive a mesma situação, enquanto os outros vão ter que trocar os pontos das suas piores participações no ano.

Matematicamente, o também paraibano Jano Belo é o que tem mais chances de superá-lo, só que o caminho do vencedor da etapa passada, na decisão contra o próprio Gouveia na Costa do Sauípe (BA), é bem mais longo. Enquanto Fabinho, o líder do ranking Beto Fernandes (SP), o vice-líder Flávio Costa (BA), e mais Wagner Pupo (SP), Leonardo Neves (RJ) e Pedro Henrique (RJ), fazem parte da lista dos cabeças-de-chave que só estréiam na 3.ª rodada e Marcelo Trekinho (RJ) e Crhistiano Spirro (BA) entram na 2.ª, o estreante na elite, Jano Belo, foi escalado na bateria inaugural da etapa.

Jano enfrenta o ubatubense Edgar Bischof na primeira fase e se passar por ele terá que encarar o experiente tricampeão brasileiro Peterson Rosa, um dos tops do WCT que vai competir no SuperSurf de Ubatuba.

Feminino

Já na categoria feminina, toda a pressão está em cima da potiguar Alcione Silva, principal adversária da cearense Silvana Lima, que tenta o bicampeonato brasileiro no SuperSurf 2005. Alcione, cuja condição mínima, assim como os principais candidatos na categoria masculina, é chegar nas semifinais em Ubatuba. ?Eu nunca consegui um bom resultado nessa praia, mas estou tranqüila, me preparei bastante para tentar quebrar esse tabu?.

Voltar ao topo