Decisão do rali em Cascavel

A oitava e última etapa do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade tem outro atrativo, além da decisão da categoria N4, a mais potente da modalidade. O piloto Paulo Lemos está na lista de inscritos para a prova, que será realizada hoje, em Cascavel, no Oeste do Estado. Ele, que ficou afastado de algumas provas deste ano, é o mais antigo piloto em atividade na categoria, com mais de trinta anos de carreira.

Nesta etapa, correrá na categoria N4, com um Subaru, e seu navegador é Celso Góes. Os dois estão andando juntos pela segunda vez. Ano passado, conquistaram o título do Sul-Americano de Rali Velocidade, em Erechim (RS).

Em 2005, o curitibano fará a estréia na N4. "Estou um pouco fora de ritmo quando comparado com os pilotos que brigam pelo título", pondera Lemos. Com toda a sua experiência, ele ainda passou algumas dicas para o piloto da Stock Car, Felipe Maluhy, que foi convidado para participar da etapa pela categoria N2 e está estreando no rali.

"O Paulo me apontou alguns trechos cruciais e perigosos que fazem a diferença no tempo", declara o novato.

Ontem, os pilotos realizaram o levantamento dos trechos que irão percorrer durante a prova e também tiveram um tempo para testar seus carros, no teste de resistência realizado no Autódromo Internacional de Cascavel, mesclando trechos de terra com asfalto. A prova possui oito especiais, passando por quatro pontos diferentes. A primeira será a mais rápida e os pilotos devem passar numa média de 110 km/h em 12 km de trecho.

A especial dois, que se repete como especial cinco, é considerada a mais difícil tanto pelo fato de ser a mais longa, com 21 km, como também por ter em seu trajeto a tão esperada "ponte molhada". As especiais três, seis e sete passam pelo mesmo trecho. Já a oitava será realizada dentro do autódromo da cidade.

"Os trechos estão muito rápidos, porém, com muito cascalho, o que deixa as especiais mais seletivas", explica o diretor da prova, Marcos Schwan. A largada oficial do primeiro carro será às 9h de hoje.

Voltar ao topo