Darío Pereyra segue no Arapongas e avalia equipe

Após o revés sofrido pelo Arapongas diante do Londrina, no último domingo, cogitou-se a hipótese de que o técnico da equipe, Darío Pereyra, poderia deixar o cargo. O uruguaio, no entanto, ficou. Apoiado pela boa campanha do Pássaro do Norte no Campeonato Paranaense 2012, o comandante da equipe interiorana deixou claro que a situação não passou de um boato e que permanece com o objetivo de conquistar uma das vagas na Série D do Campeonato Brasileiro.

O Arapongas segue como 4º colocado na classificação geral do Estadual, com 26 pontos, algo que até o momento assegura ao clube a obtenção de sua meta. A disputa pelas duas vagas na Série D ainda envolvem o Cianorte, 3º colocado com 30 pontos, e o Londrina, 5º colocado com 25.

‘É um campeonato muito difícil, muito equilibrado. O Atlético, campeão do primeiro turno, agora teve problemas, empatou, perdeu. O próprio Cianorte também. Estamos no bolo‘, avaliou o uruguaio Darío Pereyra.

O técnico do Arapongas, que fez sucesso no futebol como zagueiro do São Paulo e da seleção do Uruguai, principalmente nas décadas de 1970 e 80, avalia como positiva sua volta à profissão em 2012. A última equipe treinada por Darío havia sido a Portuguesa, em 2004. ‘A diretoria tem dado suporte e paga direitinho. Temos dois campos pra treinar e material não falta nada. A única coisa é que nosso time leva desvantagem com respeito aos times que foram já montados anteriormente‘, relatou.

Darío comparou a situação de seu clube com a dos demais que ocupam a parte de cima da tabela, como Atlético, Coritiba, Cianorte e Londrina, que mantiveram a base do elenco utilizada no ano passado. ‘Alguns dos nossos jogadores chegaram em janeiro, outros agora. Aqui você tem que fazer o time, entrosar o time, é mais difícil‘, complementa.

O notório treinador do Arapongas, que também comandou equipes como São Paulo, Corinthians, Atlético Mineiro, Grêmio e Coritiba, chega a considerar o Paranaense desse ano como o segundo mais equilibrado do país. ‘Comparando com outros estados, a diferença dos times mais expressivos é muito grande com respeito aos demais. Aqui já não é assim‘, avalia Darío, lembrando que o Cianorte ficou perto de obter o título do primeiro turno e no atual quem lidera é o Londrina. ‘Acho que depois do Paulista, é um dos campeonatos mais difíceis do Brasil. Falo desse momento, nesse ano. O Paulista é o top‘, complementa, destacando que vai esperar o término do Estadual para negociar com alguma equipe uma vaga para voltar a trabalhar no Campeonato Brasileiro.