Curitiba com mais chances na Copa de 2014

A Fifa bateu o martelo e aprovou a solicitação da CBF para ter jogos da Copa de Mundo de 2014 em 12 cidades, segundo fonte da entidade, na Suíça, citada ontem pelo jornal O Globo.

A decisão foi tomada em reunião do Comitê Executivo, nos dias 19 e 20 deste mês, em Tóquio, paralela ao Mundial de Clubes, e beneficia amplamente a candidatura de Curitiba.

O comitê era o único órgão com autoridade para tomar a decisão, já que no caderno de encargos enviado à máxima entidade do futebol o número estabelecido era de 10, a exemplo do que ocorrerá na África do Sul, em 2010. Na Alemanha, também foram 12 cidades – a Espanha, em 1982, teve o maior número de sedes, com 13, sem contar Coréia do Sul e Japão, com 19 no total.

Com isso, Curitiba praticamente garante presença no maior evento futebolístico do planeta. Mesmo com 10 sedes, a capital paranaense mantinha boas chances, mas corria risco de ser descartada. Com 12 cidades, a possibilidade de Curitiba abrigar uma das sedes do Mundial é quase de 100%.

O vice-governador do Paraná e presidente do Comitê Executivo para Assuntos da Copa do Mundo de 2014, Orlando Pessuti, ainda não recebeu a notícia oficialmente.

“Mas nosso assessor Wilson Portes (secretário-executivo do Comitê) fez checagens, conversou com algumas pessoas e confirmou que isso (as 12 sedes) é dado com certo. Recebemos a informação com grande alegria, pois agora só depende de cumprirmos as exigências”, disse Pessuti à reportagem do Paraná-Online.

O próximo passo da candidatura paranaense é a entrega do Relatório de Encargos com termos de compromisso de investimentos assinados pelo governo do Estado e prefeitura de Curitiba, além do projeto definitivo para adequação do estádio indicado (a Arena da Baixada) às normas da Fifa.

Em 8 de janeiro o comitê paranaense se reúne para definir últimos ajustes dos documentos, cujo prazo máximo para entrega é 15 de janeiro. Até 15 de março, a Fifa anuncia as cidades-sedes da Copa.

Pessuti disse ainda que o estádio indicado continua sendo a Arena da Baixada, e praticamente descartou mudanças de última hora. O Coritiba sonha em incluir o projeto de reforma do Couto Pereira no Mundial.

Tanto que entre as obras discutidas e definidas pelo Comitê paranaense pró-Copa estão melhorias nas ruas do entorno da Arena e nas que ligam o estádio ao centro da capital, como a Avenida Visconde de Guarapuava.

“Também temos previsão de obras da Avenida das Torres, Marechal Floriano e Cândido de Abreu, além de investimentos no Aeroporto Afonso Pena, para que tenha possibilidade de operar com qualquer teto. Outro investimento necessário é na rede hoteleira. Mas tudo virá a seu tempo”, disse o vice-governador. As obras de infra-estrutura serão custeadas pelos governos municipal, estadual e federal.

Caso seja confirmada como sede, Curitiba correrá atrás de alguns “bônus”, como sediar o comitê de imprensa ou abrigar pelo menos uma partida das quartas-de-final.

Responsabilidade

O presidente do Conselho Gestor do Atlético, Marcos Malucelli, também falou sobre a provável presença da capital paranaense no Mundial de 2014. “Recebemos a informação com otimismo, porque cresce a possibilidade de Curitibar ser uma das sedes da Copa. Diante disso, aumenta a responsabilidade do Atlético para a conclusão das obras da Arena.”

Voltar ao topo